Livro destaca importância do Paraná Fala Idiomas para as universidades estaduais

Quarta, 19 Mai 2021 17:32
Programa Paraná Fala Idiomas lança livro sobre política linguística nas Universidades Estaduais. Programa Paraná Fala Idiomas lança livro sobre política linguística nas Universidades Estaduais.

O Programa Paraná Fala Idiomas lançou na terça-feira, 18 de maio, um livro sobre a trajetória do projeto e sua contribuição para o fortalecimento da internacionalização nas Universidades Estaduais do Paraná. O programa foi criado em 2014 e tem o objetivo de aprimorar a capacidade de comunicação científica e acadêmica em línguas estrangeiras como o inglês, francês e espanhol nos cursos de graduação e pós-graduação.

Os cursos atendem exclusivamente a comunidade universitária (alunos, professores e agentes universitários) com turmas em diferentes níveis de conhecimento e específicos para áreas acadêmicas.
O livro chamado “Paraná Fala Idiomas-Inglês: pesquisas, práticas e desafios de uma política linguística de Estado” consiste em uma coletânea de textos escritos por professores, pesquisadores e estudantes que compartilham suas experiências a partir das ações no programa.

Criado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), o Paraná Fala Idiomas é uma política de Estado pioneira no Brasil. “Somos referência nacional na difusão de línguas estrangeiras no ensino superior, formando profissionais cada vez mais preparados e apoiando o compartilhamento de estudos e pesquisas com as melhores universidades do mundo. O livro será histórico e deixará um legado de políticas públicas bem sucedidas”, destaca o superintendente da Seti, Aldo Bona.

Para a coordenadora Estadual do Paraná Fala Idiomas e professora da UENP, Eliane Segati Rios, além da formação em língua estrangeira, o programa contribui com o aumento das publicações internacionais e criação de novos programas de mobilidade internacional. “A obra simboliza um instrumento de difusão e de reflexão sobre o papel fundamental do programa no desenvolvimento de uma sólida política linguística no Estado do Paraná. Nosso objetivo é inserir cada vez mais nossas universidades em um relevante contexto mundial, promovendo ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura que ultrapassem as barreiras geográficas”, ressalta.

A representante do comitê gestor do Paraná Fala Inglês e professora Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Larissa Giordani Schimitt, afirma que no período de pandemia o programa se reinventou e manteve a qualidade dos cursos ofertados. “Conseguimos ampliar o alcance dos nossos cursos e criar novas estratégicas de inclusão mediante os desafios impostos. O nosso primeiro livro é um registro importantes das experiências e dos aprendizados ao longo de 7 anos.

Assista a cerimônia de lançamento do livro “Paraná Fala Idiomas-Inglês: pesquisas, práticas e desafios de uma política linguística de Estado” AQUI

Para fazer download do livro, clique AQUI