Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná será realizado neste final de semana

Sexta, 16 Julho 2021 17:11
Neste ano, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) é a organizadora geral do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. Neste ano, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) é a organizadora geral do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná.

As provas do XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná serão realizadas nos dias 18 e 19 de julho de 2021. Serão 555 candidatos que concorrerão às vagas para ingresso no ano letivo de 2021, nos cursos de graduação das universidades estaduais do Paraná, exclusivamente para os índios integrantes das sociedades indígenas do Estado, e nos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná, para os índios integrantes das sociedades indígenas do Brasil.

Neste ano, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) é a organizadora geral do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. "A expectativa para a realização do processo é significativa, já que se trata de relevante meio de entrada dos estudantes indígenas no Ensino Superior público e de qualidade, sendo um processo consolidado e de imenso reconhecimento no Brasil", ressaltou o Coordenador de Processos Seletivos da UENP, professor Pedro Henrique Carnevalli Fernandes.

"É fundamental destacar que as Universidades envolvidas e a Comissão Universidade para os Índios (CUIA) estão seguindo rígidos protocolos de biossegurança para garantir a segurança dos candidatos, dos colaboradores e dos avaliadores", acrescentou.

O processo seletivo ocorre em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), além da Comissão Universidade para os Índios (CUIA) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Vagas

As instituições estaduais oferecem, em cada uma delas, seis vagas suplementares àquelas ofertadas em seus processos seletivos regulares, exclusivamente, para os índios integrantes das sociedades indígenas do Paraná. Nos cursos de graduação da UFPR, são ofertadas dez vagas suplementares àquelas de seus processos seletivos regulares, exclusivamente, para os índios integrantes das sociedades indígenas do Brasil.
O resultado final do Vestibular está previsto para 1º de setembro de 2021.

Provas

As provas do XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná serão realizadas, resguardadas todas as medidas de biossegurança para os envolvidos, nos polos de Londrina, Apucaraninha, Manoel Ribas, Mangueirinha, Nova Laranjeiras e Curitiba. No primeiro dia, será realizada prova oral sobre Língua Portuguesa e, no segundo dia, terá redação e prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira ou Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse: https://uenp.edu.br/xx-vestibular-indigena.