UENP lança projeto de sustentabilidade ambiental

Terça, 03 Agosto 2021 17:23

Pensar nos processos, reduzir o consumo, repensar escolhas e reciclar materiais são alguns dos requisitos para a redução significativa no impacto ambiental causado pela Universidade. Para isso, a Assessoria de Gestão das Políticas de Sustentabilidade (AGPS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) coordenará as ações do Projeto “UENP Sustentável”, lançado nas redes sociais, na segunda-feira, 2 de agosto.

Com foco na educação ambiental da comunidade acadêmica, o “UENP Sustentável” tem como missão o desenvolvimento de políticas de sustentabilidade, para promover a conservação e proteção ambiental nas atuações de gestão, ensino, pesquisa e extensão. “O projeto surgiu da necessidade de a UENP ter políticas ambientais e de sustentabilidade para cumprir um dos requisitos do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Para o planejamento e elaboração do projeto, convidamos professores, sobretudo dos colegiados que têm alguma relação com a área ambiental. Em 2020, criamos a AGPS que, a partir de agora, assume a coordenação das atividades”, explica o Pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional, professor Bruno Ambrozio Galindo.

Em 2020, foi publicada a resolução nº 002/2020 CONSUNI/UENP, que institui as Políticas de Sustentabilidade da Universidade. Nela contém diretrizes para a dimensão ambiental que serão adotadas e guiarão todas as atividades executadas pela instituição, sejam elas de caráter administrativo ou acadêmico. “Trabalhar com gestão ambiental e sustentabilidade institucional em uma universidade é importante para cumprir as legislações vigentes nos âmbitos nacional, estadual e municipal; preservar o meio ambiente para que as próximas gerações tenham acesso aos recursos; e a responsabilidade social que a universidade têm para a sociedade, devendo ser exemplo para outras instituições”, acentuou a coordenadora da AGPS e engenheira ambiental, Johicy Helenn Parra.

A equipe da AGPS trabalhará com o desenvolvimento das Políticas de Sustentabilidade na UENP, cuidando da gestão ambiental da instituição para que os padrões de consumo e trabalhos sejam cada dia mais sustentáveis. Os objetivos do projeto são a obtenção de alguns selos de comprovação do trabalho como o Selo SESI ODS, que premia iniciativas de atuação em prol dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; aderir a Agenda Ambiental de Administração Pública (A3P); e obter a certificação ISO 14001. “Queremos que a UENP seja referência na área. Muitos passos deverão ser dados para chegarmos a esse patamar, mas contamos com um grupo muito interessado em trabalhar nessa mudança de cultura e estamos tendo todo o apoio da Reitoria para esse trabalho”, ressaltou Johicy.

Acompanhe o Projeto UENP Sustentável através das redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/uenp.sustentavel
Instagram: https://www.instagram.com/uenp.sustentavel/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/uenp-sustentável
AGPS: https://lastlink.bio/agps7485120

PROJETOS EM ANDAMENTO

Coleta Seletiva Solidária

A Coleta Seletiva Solidária (CSS) é o nome dado para a coleta de resíduos sólidos segregados direto na fonte geradora e o destino do material a cooperativas ou associações de catadores. O processo auxilia na preservação do meio ambiente com a reciclagem de materiais e na qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis.

Neste contexto, o projeto “UENP Sustentável” visa a instalação da infraestrutura necessária, o incentivo e a educação ambiental da comunidade acadêmica para a colaboração na separação dos resíduos em três classes de resíduos comuns: orgânicos, rejeitos e recicláveis.

“Os materiais recicláveis serão encaminhados a cooperativa e posteriormente para a reciclagem, os materiais orgânicos serão compostados e apenas os rejeitos destinados aos aterros sanitários, permitindo assim o completo cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Devemos diminuir muito a produção de lixo com a implantação da coleta seletiva solidária”, explica professor Bruno.

Fim do uso de copos descartáveis

O consumo de copos descartáveis ainda é cotidiano em instituições públicas. Em 2019, foi realizado um levantamento na UENP que estimou a geração em cerca de 9,5 mil copos/semana, o que resulta em 451,5 mil copos ao ano.

O objetivo do projeto é reduzir o consumo de copos descartáveis, inserindo uma cultura institucional nova, a utilização de copos reutilizáveis. Uma pequena ação que impactará em economia de recursos públicos e que também auxiliará no cumprimento da PNRS, no tópico de redução da geração de resíduos.

“O “UENP Sustentável” conta com alguns projetos ainda não iniciados, como o “Projeto Evento Sustentável”; a redução de consumo de água e de energia e o uso de combustíveis renováveis”, acrescenta o professor.

Equipe do Projeto UENP Sustentável

Assessoria de Gestão das Políticas de Sustentabilidade (AGPS)

Coordenadora da AGPS e assessora técnica-engenheira ambiental - Johicy Helenn Parra
Técnico Administrativo - Raphael Maceió Marques