Professores da UENP participam de livro sobre pesquisas avançadas em educação

Quinta, 09 Setembro 2021 12:58

Professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná participaram da publicação da coletânea “Ágora: fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em educação – volume 4”. A obra, lançada através da Pedro & João Editores, reúne textos de 19 autores.

A obra convida os leitores a refletir sobre aspectos basilares da educação e traz temáticas como a pedagogia na perspectiva kantiana, o postular caminhos alternativos para o abandono da educação bancária e enciclopédica em detrimento à educação crítica, ativa e emancipatória, o ensino e aprendizagem de filosofia, a educação matemática e o pensar a educação e sua indissociação com os aspectos sociais.

O quarto volume da coletânea “Ágora: fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em educação” faz parte de um projeto que começou em 2021, contém 11 capítulos e busca ser um espaço de socialização de pesquisas acadêmicas relacionadas à educação.

“Este volume é composto de textos de diversas áreas do conhecimento, como Filosofia, Pedagogia, Sociologia, Matemática, Direito, Letras, Literatura, que trazem uma diversidade de reflexões relacionadas à educação, em diversas perspectivas metodológicas, tendo como referências importantes pensadores”, descreve o professor Antônio Carlos de Souza na apresentação do livro.

A professora do curso de Pedagogia da UENP, Flávia Wegrzyn Magrinelli Martinez, foi uma das organizadoras do livro, juntamente com os professores Fábio Antônio Gabriel, da Rede Estadual do Paraná e da UNICURITIBA, e Ana Lúcia Pereira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

O professor de Filosofia da UENP, Antônio Carlos de Souza, foi o responsável pela apresentação do livro e o professor do colegiado de História, Alfredo Moreira da Silva Junior, participou da comissão científica da obra.

O e-book está disponível para download gratuito através do link:http://www.fabioantoniogabriel.com/images/ebook_Agora-vol-4-1.pdf