DCE realiza assembleia de posse de nova gestão

Sexta, 24 Setembro 2021 17:19

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná realizou, na sexta-feira, 17 de setembro, assembleia de posse da nova gestão. A solenidade ocorreu de forma remota, virtual, assim como o processo eleitoral que elegeu, seguindo as etapas democráticas e de conhecimento de toda comunidade acadêmica, a Chapa 1 "Ubuntu - Eu sou porque nós somos", com 172 votos favoráveis, conforme atestou a Comissão Eleitoral do Diretório Central dos Estudantes.

Durante o evento, a presidenta da Chapa “Ubuntu – Eu sou porque nós somos”, Sophia Dias Campos, destacou o trabalho que os integrantes do DCE pretendem realizar para todos os acadêmicos da Instituição. “Hoje se inicia um novo momento para o Diretório Central dos Estudantes. São quase 30 alunos que compõe essa chapa, estes que se propuseram estar à frente de 5500 alunos, cada um com a sua singularidade. Dessa maneira, o DCE irá representar, estar à frente, ouvir, dialogar, respeitar, promover e implementar social e culturalmente a integração dos campi e continuar lutando pelos direitos. Hoje posso dizer que a comunidade acadêmica está atenta, todos estamos de olho, somos a maioria e faremos com que a voz do estudante seja ouvida. Faremos o que for possível para defender o direito dos estudantes, dando continuidade a um movimento respeitado e legítimo, estruturando um diretório com representatividade”, ressaltou Sophia.

O ex-presidente do DCE, Tiago Damaceno, afirmou que o Diretório Central dos Estudantes da UENP sobreviver a desmobilização causada pela pandemia é um feito histórico para uma instituição tão jovem. “Estou emocionado porque é uma noite histórica, a primeira transição de chapa da história do DCE da UENP. Eu sei das dificuldades de montar uma chapa com pessoas de todos os Centros, mas pensamos dessa maneira para que houvesse maior representatividade, para que fosse mais democrático, para que as pessoas pudessem participar mais diretamente. Sinto que falo em nome de uma importante geração que lutou muito na UENP, para transformá-la em uma universidade melhor, mais acessível ao povo, com mais cultura, mais integração, com mais cores. Isso me enche de orgulho”, relembra.

“De maneira especial, toma posse uma chapa cheia de energia, com vontade de lutar e comandada por uma mulher, a primeira presidenta do DCE UENP. Parabéns chapa Ubuntu, obrigado DCE por transformar a experiência política de tantos estudantes e obrigado UENP por transformar nossas vidas. Desejo que vocês façam a melhor gestão da história do DCE e que ele continue em frente, avançando nas lutas, melhorando e transformando a vida dos estudantes”, finalizou Tiago.

O vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa, parabenizou a chapa vencedora e ressaltou a importância da participação ativa dos estudantes nas decisões da Universidade. “Quando eu vejo o engajamento, a presença da juventude, a luta de vocês na conquista de direitos cada vez maiores, sendo uma das pautas a inclusão e a permanência estudantil, isso nos traz esperança. Quero agradecer a cada um por darem essa esperança para nossa Universidade. O movimento estudantil no nosso País fez e faz história e vocês estão construindo parte dessa história. É um prazer imenso fazer parte desse momento tão democrático da nossa Instituição”, enalteceu Fabiano.

Os diretores do Campus de Jacarezinho, Fábio Antônio Neia Martini, e do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, Éderson Marcos Sgarbi, parabenizaram e desejaram sucesso à nova gestão do DCE. “A força vem de vocês que precisam estar junto conosco. Os meus votos de sucesso e força nessa caminhada. Os desafios serão grandes, mas estaremos juntos para superar todos”, disse Fábio. “Parabenizo a chapa eleita, desejo muito sucesso nessa nova caminhada. A Direção do Campus Luiz Meneghel sempre esteve e sempre estará aberta para o diálogo e para a construção de pautas de interesse dos estudantes”, afirmou Éderson.

Participaram da assembleia de posse, diretores de centros de estudos, professores, professoras, alunos e alunas da UENP e o Presidente da União Paranaense dos Estudantes, Thales Zaboroski.

Assista a Assembleia de Posse da nova gestão do DCE UENP - AQUI.

Chapa Ubuntu: Eu sou porque nós somos

Administração – Presidente
Sophia Dias Campos (Enfermagem)

Administração – Vice-Presidente