UENP encerra participação na Genius.Conecta 2021

Sexta, 22 Outubro 2021 13:50

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) esteve presente nos dois primeiros dias da sexta edição da Genius.Conecta, maior evento de tecnologia do Norte do Paraná. O evento aconteceu entre os dias 13 e 15 de outubro.

No dia 13, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP, Vanderléia Oliveira, participou do painel “Panorama da Inovação nas Instituições de Ensino”, junto com Graça Zurlo (Diretora Geral FANORPI), Aquiles Fernandes (Gestor CEEP ASSAÍ) e Gutemberg Riberio (diretor da Agencia de Inovação IFPR). Em sua fala, a pró-reitora ressaltou os desafios quando se trata da inovação na universidade.

“Nós temos dois desafios: o desafio com o aluno, de estimular essa criatividade, de potencializar o empreendedorismo, invenção e inovação consequentemente, e também o desafio junto ao próprio pesquisador, ao docente, que se volta para essa pesquisa aplicada e não a pesquisa básica”, aponta Vanderléia.

Ela destaca ainda que, atualmente, a UENP desenvolve mais de 230 projetos de pesquisa, mas nem todos se voltam para a inovação. “Essa cultura da inovação ainda é muito recente e muitas vezes se mistura com o conceito de tecnologia, de invenção e inovação. Resultar num produto que estabeleça para o mercado uma aplicabilidade, rendimento e a altere, impacte no desenvolvimento econômico é um outro aspecto que muitas vezes as instituições não conseguem lidar tão diretamente. Nesse sentido, nós realizamos muitas ações inovadoras, no campo da pesquisa e no campo da extensão, mas propriamente o desenvolvimento de produtos que depois venham agregar um bem de mercado ainda estamos em processo”, salienta.

Já no dia 14, foi a vez do diretor de Cultura da UENP, James Rios, apresentar os projetos de inovação da Universidade. “Nossa proposta é apresentar um pouco dos projetos de pesquisa e também de extensão Universitária que interseccionam a inovação tecnológica do âmbito da nossa instituição”, explica James. Foram apresentados os trabalhos dos professores Leopoldo Matsumoto e Mayra de Carvalho, desenvolvidos no Campus Luiz Meneghel e que tem forte vocação para pesquisa e inovação no setor Agro.

Foram apresentados os projetos de iniciação científica tecnológica, em vídeos produzidos pelos alunos das áreas de ciências biológicas, computação, química, agronomia e economia, e os projetos de extensão Aleitamento Materno e Papa-léguas. James também apresentou o Núcleo de Investigação em Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos e Máquinas Agrícolas (NITEC), instalado no Campus Luiz Meneghel, e a Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (AITEC) da UENP.

A Genius.Conecta 2021 foi realizada pelo Sebrae, pelo Sistema Regional de Inovação do Norte Piorneiro do Paraná (SRI) e Prefeitura Municipal de Jacarezinho, com o apoio de diversos parceiros e patrocinadores.