Liga Acadêmica de Odontologia da UENP vence Competição Nacional

Quinta, 04 Novembro 2021 10:53
O prêmio recebido pela Liga é de R$ 2 mil para apoio a uma causa social de Jacarezinho O prêmio recebido pela Liga é de R$ 2 mil para apoio a uma causa social de Jacarezinho

A Liga Acadêmica de Anestesiologia e Farmacologia (LAAF) do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) venceu, no dia 29 de outubro, a Competição de Ligas Acadêmicas 2021, organizada pela Osteology Foundation, uma organização mundial que produz biomateriais para regeneração óssea.

Os alunos participantes deveriam produzir um vídeo respondendo à questão: “Como otimizar o acesso a tratamentos regenerativos para comunidades carentes?”. Através de votação online, os cinco vídeos mais curtidos foram selecionados para apresentar suas soluções em um webinar do National Osteology Group Brazil. Mais de 20 ligas acadêmicas participaram da competição.

Segundo o professor do curso de Odontologia, Gabriel Mulinari dos Santos, a LAAF teve a ideia de criar os chamados “osteoembaixadores” para que a população tivesse mais acesso aos biomateriais produzidos pela própria Osteology Foundation. “A Fundação poderia aumentar a oferta dos produtos através de pessoas que entendessem mais sobre eles e, dessa forma, o preço seria reduzido e a população teria mais acesso”, explica o docente.

O vídeo dos alunos da LAAF foi um dos cinco selecionados e o discente Matheus Aurélio Fiorini, presidente da Liga, apresentou a solução proposta na segunda etapa da competição, que ocorreu de forma online. “A parte mais legal do desafio foi marcar a história da LAAF, uma organização bastante recente, bem como a história do curso de Odontologia da UENP, ao representá-lo na competição. É muito gratificante participar de um desafio com outras universidades que têm uma história um pouco mais longa que a nossa. Nossa vitória no desafio é um dos resultados dos investimentos no Norte Pioneiro”, comemora o estudante.

A diretora de comunicação da LAAF, Anna Clara Cachoni, também celebrou o momento de vitória. “Foi muito gratificante ver o nome de nossa Liga em primeiro lugar na disputa, com as ideias propostas por nós. Temos muito a crescer e é uma honra fazer parte deste momento da história dos discentes de Odontologia da UENP”.

O prêmio recebido pela Liga é de R$ 2 mil para apoio a uma causa social de Jacarezinho e um workshop prático exclusivo da Osteology Foundation sobre regeneração oral. A equipe da fundação se deslocará até o Paraná para ministrar o workshop aos alunos de Odontologia da UENP.

Além de Matheus Aurélio Fiorini e Anna Clara Cachoni, fazem parte da Liga Acadêmica de Anestesiologia e Farmacologia da UENP os estudantes do curso de Odontologia Angelina Brambilla Imai, Vitória Maria de Moraes, Giulia Domingues da Silva, Felipe Gabriel Peres Pontes, Micael Borges Cadari, Marcelino Devidé Morales, Felipe Rocha Tangleica, Gabrielly dos Santos Amaral, Geovana Vieira, Heloisa Melo Piovezan, João Otávio Trigolo Prado, Kevin Luiz Lopes Delphino, Larissa Sales da Silva, Maria Eduarda dos Santos Rocha, Marina Sebaio Vianna e Rafaela Ferrari Pavoni.

Última modificação: Quinta, 04 Novembro 2021 11:00