UENP firma acordo de cooperação com universidade italiana

Quinta, 11 Novembro 2021 12:55

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) firmou, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPGCJ), um acordo de cooperação técnica com Università degli Studi di Brescia. A parceria possibilitará o intercâmbio de estudantes e professores via realização de pesquisas na Universidade de Brescia, coorientação de dissertações e teses e publicações em conjunto.

A aproximação com a Universidade de Brescia se deu por meio da pesquisadora italiana Natalina Stamile, que tem colaboração acadêmica com a UENP há cerca de cinco anos, quando realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná. Desde então, o professor do PPGCJ, Jairo Neia Lima, manteve parceria acadêmica com a pesquisadora, além da professora Susanna Pozzolo, da Universidade italiana.

“Natalina me apresentou à professora Susanna e começamos a organizar uma parceria formal entre a UENP e a Universidade de Brescia, já que, uma vez que pesquisa teoria e filosofia do Direito, as pesquisas da professora Susanna são muito próximas das linhas de pesquisa do nosso Programa”, registra o professor Jairo.

Ao surgir a possibilidade de parceria entre as universidades, o coordenador do PPGCJ, Fernando de Brito Alves, apoiou a iniciativa a fim de estabelecer formalmente a cooperação, que foi assinada pelas duas instituições de ensino. “O programa tem uma extensa e consolidada colaboração com Universidades de Portugal e da Espanha, e pretende que esse convênio com a Universidade de Brescia seja um passo importante na consolidação das relações acadêmicas que o Programa de Pós-Graduação mantém com a Itália”, afirma Fernando.

A primeira medida da parceria entre a UENP e a Universidade de Brescia foi a participação da professora Susanna no XI SIACRID, em 2021. A professora foi convidada pela Instituição para proferir uma conferência.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP, professora Vanderléia Oliveira, destaca a importância do acordo e parabeniza o programa pela iniciativa. “Cooperações dessa natureza são relevantes para a consolidação do Programa, criando oportunidades para docentes e pós-graduandos ampliarem as redes de conhecimento e desenvolverem pesquisas com visibilidade internacional”, destaca.

Última modificação: Quinta, 11 Novembro 2021 13:07