Acadêmica de Ciências Biológicas da UENP realizará intercâmbio na Hungria

Terça, 16 Novembro 2021 09:54
“Ter a oportunidade de realizar esse intercâmbio, para mim, é ter a possibilidade de mudar, de ampliar minha visão sobre o mundo, sobre a biologia e sobre o ensino”, destaca Júlia Gatzke Corrêa, estudante da UENP “Ter a oportunidade de realizar esse intercâmbio, para mim, é ter a possibilidade de mudar, de ampliar minha visão sobre o mundo, sobre a biologia e sobre o ensino”, destaca Júlia Gatzke Corrêa, estudante da UENP

Júlia Gatzke Corrêa, estudante do terceiro ano do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, está com viagem marcada para Debrecen, na Hungria. No primeiro semestre de 2022, a acadêmica estudará Biologia na University of D Debrecen, através do programa de intercâmbio Stipendium Hungaricum.

“Ter a oportunidade de realizar esse intercâmbio, para mim, é ter a possibilidade de mudar, de ampliar minha visão sobre o mundo, sobre a biologia e sobre o ensino. Eu espero conseguir aproveitar ao máximo meu tempo na Hungria, para experienciar tudo quanto for possível, em relação à Universidade e à vida como um todo. Agradeço imensamente ao programa Stipendium Hungaricum, a Tempus Public Foundation, a University of Debrecen e a UENP pela oportunidade e apoio oferecidos da melhor forma. Sem eles esse sonho não seria possível”, destaca Júlia.

O Programa Stipendium é uma iniciativa do Governo Húngaro para estudantes internacionais, que inclui alunos graduação, mestrado e doutorado, com destino a mais de 40 universidades húngaras. De acordo com dados gerais, mais de cinco mil estudantes de mais de 70 países são contemplados anualmente. Segundo a coordenadora de Relações Internacionais da UENP, professora Eliane Segati Rios, a Hungria tem um acordo de cooperação específico com o Governo Brasileiro, por meio do qual destina 250 bolsas apenas para os alunos brasileiros.

“Para nós, é uma satisfação muito grande termos nossa acadêmica de Ciências Biológicas sendo uma das contempladas. Todos os benefícios que ela recebe dessa mobilidade, incluem a anuidade, seguro-saúde e acomodação, são ofertados gratuitamente pelo programa ou pela universidade. Certamente a Júlia representará muito bem a UENP nessa mobilidade internacional e nos trará outras possibilidades de cooperação com a Hungria. Desejamos muito sucesso à Júlia”, destaca Eliane.

A coordenadora ainda frisa sobre as futuras oportunidades dessa cooperação. “Esperamos que os demais alunos fiquem atentos as oportunidades com a Hungria e que participem das próximas chamadas que teremos a partir do próximo ano”, acentua.

Última modificação: Terça, 16 Novembro 2021 09:56