Editora UENP lança livro sobre pesquisa e pós-graduação

Quarta, 08 Dezembro 2021 15:48

A Editora da Universidade Estadual do Norte do Paraná lançou, nesta segunda-feira, 6, o livro “Pós-Graduação e Pesquisa: Formação e Desafios no Contexto da UENP”. A obra apresenta uma coletânea de ensaios que abordam os passos da pesquisa e da pós-graduação no Paraná e no contexto da UENP.

Organizado pelo vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa, e pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Vanderléia Oliveira, o livro possui textos com ênfase em temas voltados à pós-graduação stricto sensu, à pesquisa e ao financiamento para ciência e tecnologia, bem como sobre os desafios impostos diante do novo modelo multidimensional da CAPES e frente aos impactos da Pandemia da Covid-19.

“A obra teve um sentido de apresentar aos leitores uma breve história da UENP, no que se refere aos seus programas de pós-graduação, não apenas recuperando no sentido histórico, mas também apresentando como ela tem evoluído. Foi uma provocação da nossa Editora, para que pudéssemos elaborar uma obra institucional, que desse sentido a essa história. Convidamos diversos colegas, que enfrentaram o desafio de participar dessa coletânea”, comentou Vanderléia.

A reitora da UENP, Fátima Padoan, destacou que o lançamento de um livro sempre deve ser comemorado, sobretudo, quando traz os caminhos trilhados pela Universidade. “Apesar das dificuldades impostas por um cenário bastante adverso, nossa universidade tem trabalhado assiduamente em prol da construção de um estado melhor para todos, temos atuado com muita persistência e essa obra demonstra nossos esforços, bem como nossa evolução”, frisou.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, ressaltou a importância da UENP, ao celebrar seus 15 anos, lançar esse livro de reflexão sobre sua trajetória da pesquisa e pós-graduação. “Essa reflexão lança luzes sobre aquilo que a universidade ainda pode fazer, no sentido de continuar seu processo de crescimento, assumindo, cada vez mais, o protagonismo no desenvolvimento de toda a sua região”, disse.

O livro foi uma das obras lançadas com o financiamento gerado pela Chamada Pública da Fundação Araucária 23/2018 – Programa de Apoio a Publicações Científicas, que tinha por objetivo fortalecer as editoras universitárias e permitiu à Editora UENP a editoração da coletânea.

“Fico muito feliz em ver esses bons resultados daquilo que a FA tem como principal objetivo, que é intermediar, contribuir com a ciência. Desejo que essa obra publicada inspire muitas outras, que é a essência da produção e da intelectualidade do corpo docente e alunos que compõe a universidade”, enfatizou o gerente de projetos da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos.

O diretor da Editora UENP, Thiago Alves Valente, parabenizou a todos os envolvidos com a publicação. “É um momento simbólico e importante para todos nós. O livro vem para fazer um balanço de uma universidade nova, a respeito da sua pesquisa, do seu trabalho, dos seus desafios e conquistas, ao mesmo tempo, numa editora recém-nascida”, apontou.

A obra é dividia em oito capítulos, com textos que resultam de experiências e análise de dados advindos das próprias funções que os autores ocupam (ou ocuparam), relacionadas à gestão universitária direta ou a órgãos governamentais. No lançamento, os autores dos capítulos fizeram uma apresentação do que o leitor poderá conferir na obra.

O lançamento foi transmitido no canal da UENP no Youtube – Assista AQUI.

Confira o livro “Pós-Graduação e Pesquisa: Formação e Desafios no Contexto da UENP” AQUI.

Última modificação: Quarta, 08 Dezembro 2021 15:54