Período de isenção da taxa de inscrição do Vestibular segue até 11 de janeiro

Segunda, 20 Dezembro 2021 15:39

Candidatos ao Vestibular 2022 da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) que sejam provenientes de famílias de baixa renda e que estejam com registro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do processo seletivo.

Dessa forma, o candidato pode concorrer ao Vestibular da UENP sem arcar com a taxa de inscrição. Nesta edição, o prazo para solicitar a isenção segue até 11 de janeiro de 2022. Todos os pedidos serão avaliados pela Comissão de Processo Seletivo de Vestibular (CPSV), que publicará o deferimento ou indeferimento das solicitações no dia 25 de janeiro de 2022, com base no item 10.5 do edital do Vestibular. Os candidatos podem recorrer da decisão entre os dias 26 e 27 de janeiro de 2022.

O candidato que deseja solicitar a isenção da taxa de inscrição deve realizar o pedido através do portal do candidato, depois de efetivada a inscrição, no site do Vestibular. Para isso, deve anexar, em formato PDF, os seguintes documentos: Comprovante de Cadastramento para Programas Sociais do Governo Federal (disponível em https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/), com data de atualização cadastral posterior a 15 de dezembro de 2019, além de RG e CPF.

Conforme o Decreto nº 6.135 de 26 de junho de 2007, são consideradas pessoas de baixa renda os candidatos nas seguintes situações: com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos. A CPSV avalia a veracidade dos dados fornecidos pelo candidato na plataforma responsável pelo CadÚnico, a fim de deferir ou indeferir as solicitações. Os candidatos que não forem beneficiados com a isenção deverão imprimir o boleto e recolher a taxa no valor integral, na rede bancária autorizada.

Cotas

No Vestibular 2022, a UENP reserva 45% das vagas para alunos cotistas, sendo 20% delas para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas (cotas sociais), 20% para autodeclarados negros e que também tenham cursado todo o ensino médio em escola pública (cotas sociorraciais) e 5% para Pessoa com Deficiência (cotas PcD).

Pandemia

Considerando o cenário epidemiológico da Covid-19, a aplicação da prova será realizada conforme os protocolos internos de biossegurança da UENP vigentes na época de realização do processo seletivo, sendo divulgados em edital específico formulado de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. A qualquer momento, a UENP poderá publicar novas orientações e procedimentos relacionados à realização da prova, incluindo alteração na data de realização da prova devido ao contexto de pandemia.

Inscrições: até 17 de fevereiro de 2022
No site: https://vestibular.uenp.edu.br/2022/
Edital: https://vestibular.uenp.edu.br/2022/docs/edital_049-2021_Processo-Seletivo-Vestibular-UENP-2022.pdf
Taxa: Pagamentos até 17/01/2022 – R$130,00