UENP realiza curso de capacitação para Comissão de Heteroidentificação

Sexta, 18 Março 2022 15:40
Professor Paulo Vinícius Baptista da Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Paulo Vinícius Baptista da Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e da Divisão de Políticas de Ações Afirmativas da instituição, realizará na terça-feira, 22 de março, o curso de capacitação para os integrantes da Comissão de Heteroidentificação da universidade. O evento acontecerá de forma remota, através da plataforma Google Meet, a partir das 13h30.

Com o tema Combatendo o racismo, o curso será ministrado pelo professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paulo Vinícius Baptista da Silva, cuja atuação na temática das políticas afirmativas é reconhecida nacionalmente.

Desde a implantação da reserva de vagas nos processos seletivos da graduação (SiSU e Vestibular), a partir de 2018, a UENP instituiu, para a homologação das autodeclarações de candidatos pretos e pardos, a Comissão de Heteroidentificação.

Anualmente os integrantes desta comissão recebem treinamento específico para o procedimento da verificação fenotípica dos autoidentificados negros. Fazem parte da Comissão docentes, discentes e servidores da UENP e convidados externos com experiência no tema.

O curso continua a trajetória de capacitação operacional para os membros da Comissão, além de abordar uma parte teórico-conceitual sobre classificação racial no Brasil e do enfrentamento ao racismo.

Última modificação: Terça, 29 Março 2022 13:22