Reunião lança Frente Parlamentar de Apoio às Universidades

Quarta, 13 Março 2013 10:17 por Assessoria de Comunicação Social
Reunião lança Frente Parlamentar de Apoio às Universidades ABRUEM

Na tarde de quarta-feira (06/03), foi lançado a Frente Parlamentar de Apoio às Universidades Públicas Estaduais e Municipais do Brasil. O evento, que aconteceu no Plenário I da Câmara dos Deputados, em Brasília, reuniu reitores, professores e representantes de universidades brasileiras. O objetivo dos trabalhos da Frente Parlamentar é colocar no orçamento da União recursos financeiros para as IES estaduais e municipais, assunto amplamente debatido no último Fórum Nacional de Reitores, realizado em Florianópolis no mês de outubro. A UENP esteve representada no evento pela Coordenadora do Programa Ciência sem Fronteira da Universidade, professora Eliane Segati Rios Registro.

A proposta de participação do Governo Federal no financiamento das IES estaduais e municipais foi tema principal da reunião. O presidente da ABRUEM e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, apresentou aos participantes a minuta do anteprojeto de lei que visa, no orçamento geral da União, a inclusão de recursos financeiros para serem destinados à modernização e consolidação da infraestrutura das universidades estaduais e municipais. O anteprojeto, que prevê um valor de R$2 mil por aluno regularmente matriculado no ano anterior, foi debatido e aprovado por todos os reitores que participaram do evento.

O movimento, suprapartidiário, foi uma iniciativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), por intermédio dos deputados federais Cleber Verde (MA), juntamente com o deputado federal Alex Canziani (PR) e contará com o apoio de 40 senadores e 340 deputados federais que levarão até o poder legislativo e executivo a minuta do anteprojeto de lei. Segundo o presidente da ABRUEM, é de extrema importância a mobilização de todas as universidades filiadas, além dos representantes políticos de cada região do país.

"Com o repasse das verbas da União para as IES estaduais e municipais, será possível ampliar a qualidade do ensino e melhorar ainda mais as áreas de atuação das universidades, sem sobrecarregar os estados e municípios que mantém estas instituições. É muito importante que parlamentares, reitores, professores e a sociedade em geral se mobilizem para que possamos trilhar sempre nossas ações em prol do ensino superior no País", destaca o presidente.

A Associação

A ABRUEM foi criada em outubro de 1991. Atualmente, a Associação conta com 40 instituições filiadas, estando capilarizada em todas as regiões brasileiras. O objetivo geral da ABRUEM é a congregação das universidades estaduais e municipais brasileiras em torno de seus propósitos institucionais.

Reunião

No mesmo evento, outro tema debatido foi a Missão Internacional à Coréia do Sul que acontecerá entre 17 e 28 de junho deste ano. Um dos objetivos da Missão é conhecer o cenário educacional, científico e cultural do País. 11 universidades, que participam do Programa Ciência sem Fronteiras, foram selecionadas e serão visitadas. Além disso, durante a reunião, a ABRUEM divulgou o 52º. Fórum Nacional de Reitores da Associação, que será realizado em São Luís, no Maranhão, entre os dias 17 e 20 de abril. O evento proporcionará discussões acerca da temática "O desafio das universidades brasileiras: formação de pessoal para atuar nas novas áreas de desenvolvimento do país".

Com informações da ABRUEM