Capes e Fundo Europeu de Educação financiam visita técnica de professores da UENP na Espanha

Terça, 29 Março 2022 10:52
Claustro da faculdade de Direito da Universidad de Murcia, na Espanha. Claustro da faculdade de Direito da Universidad de Murcia, na Espanha.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC) do Brasil, e o Programa Erasmus+ Mobilidade Internacional financiarão uma visita técnica e mobilidade internacional de professores da UENP na Universidad de Murcia, na Espanha, entre os dias 28 de abril e 8 de maio de 2022.

A CAPES, por meio do Programa DS-AUXPE-CAPES/PPGCJ-UENP, financiará a participação do professor-doutor Fernando de Brito Alves em visita técnica para tratar da prorrogação dos convênios de dupla titulação existentes entre a graduação, mestrado e doutorado em direito das duas Instituições. Na ocasião, serão discutidas novas ações e a retomada da mobilidade internacional de professores e estudantes com o abrandamento da pandemia. Fernando Brito destaca o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação aos programas de mestrados e doutorado da UENP e às políticas de mobilidade. "O apoio Institucional, em especial, da PROPG tem sido fundamental para suporte ao trabalho que temos realizado no programa, para nossas ações de mobilidade".

No âmbito das relações de cooperação que se estabeleceram entre as duas universidades, houve a mobilidade de alunos de doutorado, duplamente titulados pela UM e pela UENP, e também mobilidade docente entre as duas instituições. Além disso, houve a publicação de artigos científicos e capítulos de livros, além da organização de eventos internacionais no Brasil e na Espanha com a participação de professores das duas instituições.

O programa Erasmus, acrónimo do nome oficial em língua inglesa, European Region Action Scheme for the Mobility of University Students (Programa da Região Europeia para Mobilidade de Estudantes Universitários), é um plano de gestão de diversas administrações públicas, que apoia e facilita a mobilidade académica dos estudantes e professores universitários através do mundo inteiro.

A UENP foi incluída no Erasmus+ Mobilidade Internacional pela Universidad de Murcia e oferece bolsas de mobilidade internacional para alunos (graduação, mestrado e doutorado em Direito), professores e staff. O programa já contemplou duas alunas do doutorado em Ciência Jurídica da UENP, a recém doutora Luna Stipp, titulada no final do ano passado; e a aluna Bruna Guesso Scarmanhã, em mobilidade neste ano.

Por ocasião da visita técnica, participarão do Erasmus+ o professor-doutor Luiz Fernando Kazmieczak, direitor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas de Jacarezinho, e a professora-doutora Eliana Segati Rios, coordenadora de Relações Internacionais da UENP. Os dois realizarão mobilidade internacional de docentes e staff. O professor Luiz Fernando Kazmierczak também será apoiado pela CAPES para a realização da atividade.

A professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, reitora da UENP, também participará da ação com o objetivo específico de prospectar novas parcerias para outras áreas da UENP, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e também para reafirmar a sólida rede colaborativa que se formou na área do direito.

Última modificação: Terça, 29 Março 2022 12:59