UENP aprova Política Institucional de Inovação

Sexta, 01 Abril 2022 10:25
Política Institucional de Inovação apresenta diretrizes gerais sobre como a UENP atuará nas ações voltadas à inovação. Política Institucional de Inovação apresenta diretrizes gerais sobre como a UENP atuará nas ações voltadas à inovação.

A Agência de Inovação Tecnológica (AITEC) da Universidade Estadual do Norte do Paraná divulgou a aprovação da Política Institucional de Inovação da UENP. A Política regulamenta ações da Universidade previstas no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, possibilitando a atuação das Universidades como agentes de inovação e aprimorando sua relação com agentes externos.

O professor André Menolli, diretor da AITEC, destaca que o ambiente legal e regulatório específico permite que ações de pesquisa com foco em inovação, extensão tecnológica e prestação de serviços técnicos especializados passem por uma flexibilização em seus trâmites com a devida segurança jurídica para sua execução.

“As universidades precisam regulamentar sua política interna de inovação. Com a Agência de Inovação Tecnológica consolidada e a aprovação da Política Institucional de Inovação, a UENP se torna um instituto de ciência e tecnologia, além de incentivar a participação da Universidade e seus pesquisadores em ambientes de inovação”, ressalta o diretor.

A Política Institucional de Inovação apresenta diretrizes gerais sobre como a UENP atuará nas ações voltadas à inovação, dessa forma, dando o primeiro passo para aprofundar a interação com empresas privadas, além de iniciar uma cultura voltada à inovação. A Política de Inovação foi aprovada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UENP, realizada no dia 7 de março de 2022.

Confira o documento na íntegra AQUI.