UENP participa da Semana Nacional de Arquivos; evento acontece de 2 a 9 de junho

Quarta, 24 Mai 2023 10:47

O Centro de Documentação Histórica (CEDHIS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná participará da 7ª Semana Nacional de Arquivos, que acontece de 2 a 9 de junho. O evento, organizado pelo Governo Federal, através do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, é realizado em instituições de todo o país.

Para o evento, a UENP promoverá a exposição virtual “O Centro de Documentação Histórica e a história local: narrativas jacarezinhenses na Coleção Celso Rossi”, no dia 6 de junho, das 13h30 às 15h30. A exposição estará disponível no instagram do Centro de Documentação - @cedhis.uenp e a abertura será realizada via Google Meet. No mesmo dia, a partir das 15h, será realizada uma ação educativa, com as turmas do 1º ano do curso de História da Universidade.

No Paraná, além das atividades realizadas presencialmente em cada instituição participante, o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) da Universidade Estadual de Londrina transmitirá, via Youtube, conferências e mesas de debate. A coordenadora do CEDHIS/UENP, Janete Leiko Tanno, participará da Mesa “Centro de Documentação do Paraná: perspectivas contemporâneas”, no dia 6 de junho, às 14h30, transmitida pelo Youtube do NDPH/UEL.

Nesta edição, o evento tem como tema “Arquivos - territórios de vidas” e busca estimular reflexões e inspirar debates sobre ações e práticas arquivísticas por meio do diálogo entre instituições, sociedade e usuários. O objetivo é aproximar as instituições da sociedade, aumentar a visibilidade e divulgar os trabalhos desenvolvidos, além de atuar como instrumento facilitador do acesso à informação, de modo a apoiar as pessoas na defesa de seus direitos e a incentivar a produção de conhecimento científico e cultural, uma das funções dos arquivos.

Confira a programação e mais informações no site: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/sites_eventos/SNA

Última modificação: Quarta, 24 Mai 2023 10:53