Segunda edição do Conexão EnCena começa na terça-feira, 29 de agosto

Quinta, 24 Agosto 2023 16:31

Quatro municípios do Norte Pioneiro receberão, entre 29 de agosto e 15 de setembro, a II edição do Conexão Encena: Mostra de Teatro do Norte do Paraná. O evento é uma ação realizada por meio do Programa de Desenvolvimento da Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Neste ano, caberá ao Grupo Paiol, de Ribeirão Claro, e aos alunos do curso de Teatro do Instituto Federal (Campus de Jacarezinho) levar seus espetáculos aos municípios de Jacarezinho, Bandeirantes, Cornélio Procópio e Santa Mariana.

Todos os espetáculos serão gratuitos e em espaços públicos abertos a toda a comunidade. “O Conexão EnCena é uma mostra que está em processo de desenvolvimento. Queremos muito, ao longo das edições, alcançar o maior número de pessoas para formar uma plateia qualificada e, também, fomentar a circulação de Companhias e o Grupos Teatrais do nosso Território. Quero agradecer o apoio do Núcleo de Arte e Cultura do IFPR e das Prefeituras de Jacarezinho e Santa Mariana por essa importante parceria”, afirma o diretor de Cultura da UENP, James Rios.

A abertura do evento será no dia 29 de agosto, com o espetáculo “Eu Severino”, do Grupo Paiol, no Campus Luiz Meneghel da UENP, em Bandeirantes, às 10h, e no Campus de Cornélio Procópio, às 19h30. O elenco é formado por quatro artistas, Francielly Veiga, Heriveuto de Souza, Michele Nakagima e pelo diretor Pedro Ziroldo. A peça traz elementos do sertão por meio da figura nordestina do protagonista Severino.

No dia 12 de setembro, o Grupo Paiol exibirá o espetáculo “Piá Azul” no município de Santa Mariana. A partir das 8h30, o Espaço Cultural da Praça Getúlio Vargas receberá a peça e, às 14h, a apresentação do espetáculo infantil será na quadra da Escola Engrácia Zanquetta. Piá Azul foi inspirado pelo projeto “Uma Nova Canção” realizado na Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira, em Arapongas, pelo arte-educador Pedro Ziroldo, e pelo poema infantil “O Menino Azul”, de Cecília Meireles. O espetáculo traz as cores da cultura brasileira para reviver com as crianças (pequenas e crescidas) sonhos adormecidos e amizades esquecidas.

Já o espetáculo “Entressonhos, sinônimos de imaginação” do Instituto Federal (Campus de Jacarezinho) encerrará a programação de 2023 no dia 15 de setembro, às 20h, no Parque Universitário de Ciência Cultura e Inovação da UENP, em Jacarezinho. Nesse espetáculo a fantasia se concretiza em imagens que se transformam livremente. Palavras, sons, gestos e objetos constroem uma narrativa ilógica, porém afetiva e lúdica. A imaginação é um lugar seguro e fértil em que a infância tem espaço para se manifestar.

A Mostra Conexão EnCena visa contribuir com o processo de formação de plateia; promover a manutenção de espaços e equipamentos culturais; promover a manutenção de grupos instalados na região e movimentar a cena cultural da região.

Conexão EnCena - Mostra de Teatro do Norte do Paraná

29/08 Terça-feira, 10h
EU SEVERINO | Grupo Paiol (Ribeirão Claro/PR)
Local: UENP – Campus Luiz Meneghel (Bandeirantes) | Classificação etária: livre