Feira cultural São Benedito será atração da Mostra Afro da UENP

Quinta, 09 Novembro 2023 17:01

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na quinta-feira, 9 de novembro, uma reunião preparatória sobre a Feira Cultural São Benedito, que integra a programação da IX edição da Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira. A reunião, que contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, foi realizada no Gabinete da Reitoria.

A ação será promovida pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UENP em parceria com as secretarias de Assistência Social e de Turismo de Jacarezinho no dia 18 de novembro, junto com o Sarau da Negritude. Os dois eventos serão realizados na Praça São Benedito, em Jacarezinho, e terão temas relacionados à cultura afro-brasileira. A programação será gratuita e as apresentações terão classificação livre.

De acordo com o diretor de Cultura da UENP, James Rios de Oliveira Santos, nesta edição, todas as atrações serão de artistas da região. “Estamos muito felizes pelo fato da UENP estar imersa num projeto tão importante como o da Feira Cultural São Benedito, que abarcará diversas ações no município. A articulação entre a Universidade e a Prefeitura, por meio do Departamento de Turismo e da Secretaria de Assistência Social, nos permite avançar no mapeamento dos artesãos da cidade e, posteriormente, pensar em políticas de fomento para o artesanato local”, destaca.

Para a secretária de Assistência Social, Eliandra Gonçalves, a Feira se tornará um espaço importante para que os artistas apresentem suas produções que, muitas vezes, ficam escondidas em suas casas. “Há muito tempo, eles vem pedindo esse espaço para poder apresentar seus artesanatos e tudo aquilo que já produziram. À medida que se abre esse espaço para que essas pessoas mostrem seus trabalhos e o potencial que elas têm, podemos mudar a vida delas, algo que poderá se tornar um divisor de águas para elas e para nós”, afirma.

Segundo o diretor de Turismo de Jacarezinho, Fabiano Oliveira, a Mostra, sobretudo o Sarau da Negritude e a Feira Cultural, são dois eventos que celebram a memória da comunidade negra em Jacarezinho. “São eventos importantes para celebrar a comunidade negra no local onde ela encontrou alento, na praça São Benedito, espaço onde os negros se reuniam. É muito simbólico para a gente enquanto Poder Público. É uma forma de preservar a memória e, mais do que isso, afirmar a nossa identidade enquanto município que tem uma comunidade negra presente. E dizer que nós estamos juntos nessa comunidade”, acentua Fabiano.

Mostra de Arte e Cultura Afro-Brasileira

A IX Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira ocorrerá entre os dias 4 e 30 de novembro. O I Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais do Norte do Paraná abriu a edição deste ano. Após a realização da Feira Cultural e Sarau da Negritude no dia 18 de novembro, ainda integram a programação do evento a Circulação Artística nos campi entre 15 e 30 de novembro e as oficinas do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, e de Cornélio Procópio.