UENP participa de entrega de projeto de conectividade à SETI

Quinta, 21 Dezembro 2023 17:24 por Jornalismo UENP

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou, no dia 19 de dezembro, do Fórum de Gestores em Tecnologia da Informação das Instituições de Ensino Superior do Paraná. O evento foi realizado no Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e teve como objetivo discutir a entrega do projeto “Anel de Conectividade para Pesquisa e Inovação no Paraná” à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), realizada na tarde do dia 19.

O grupo que entregou o projeto ao secretário Aldo Nelson Bona é formado por gestores de Tecnologia da Informação que atuam nas sete universidades estaduais do Paraná. O coordenador do Núcleo de Tecnologia e Processamento da Informação da UENP, Anderson Tunes Fonseca, que representa a Universidade no projeto, explica que a iniciativa busca implantar uma rede de comunicação de dados por meio de um Anel de Conectividade de alta velocidade em todas as universidades estaduais. “Com isso, o projeto vai estimular o desenvolvimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão”, acrescenta.

Também participou do fórum e da entrega do projeto o assessor especial executivo de TI da UENP, Samuel dos Reis David. Fazem parte da iniciativa Michel Jorge Samaha, Marcos Aurélio Pelegrina e Ivan Carlos Vicentin, da SETI; Luiz Gustavo Barros, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Wellington Cardador, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Helcio do Prado, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Christiano Pilger de Brito, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Edson Gardin, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO); Maike dos Santos, da UNESPAR; e Jorge Edison Ribeiro, da Fundação Araucária de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA).

Última modificação: Quinta, 21 Dezembro 2023 17:28