UENP apresenta protótipo de plataforma de jogos educacionais à Receita Federal

Segunda, 04 Março 2024 11:29

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) apresentou, no dia 21 de fevereiro, um protótipo de aparelho para emulação de jogos educacionais à Delegacia da Receita Federal de Londrina. A apresentação foi realizada pelo vice-reitor da Instituição, Ricardo Aparecido Campos, pela equipe do Núcleo de Tecnologia e Processamento da Informação e pela Coordenadoria de Gestão de Bens Patrimoniais da UENP.

Ricardo Campos explica que, em dezembro de 2023, a Receita Federal doou diversos aparelhos de TV Box para a UENP, equipamentos provenientes de apreensões realizadas pela Polícia Federal e que seriam inutilizados. “O NTI da UENP encontrou uma forma de reaproveitar estes equipamentos e torná-los úteis para o ensino por meio de um espaço virtual com jogos educacionais”, completa.

Segundo o assessor especial executivo de TI da UENP, Samuel dos Reis David, a ideia é que os equipamentos sejam utilizados nas escolas municipais da região. “O NTI desbloqueou e instalou um sistema operacional em todos os equipamentos para testar a funcionalidade dos jogos educacionais. A ideia é que estes jogos sejam utilizados nas escolas municipais a fim de auxiliar no ensino das crianças em fase de desenvolvimento”, acrescenta.

A próxima fase será a de validação do projeto com as prefeituras de municípios abrangidos pela UENP. Fizeram parte do desenvolvimento do protótipo os servidores do NTI, Danilo Braga Fernandes e João Pedro Cher Benetis dos Santos; a pró-reitora de Graduação da UENP, Juliana Telles Faria Suzuki; e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias.

Última modificação: Segunda, 04 Março 2024 15:19