UENP aprova aumento e novas bolsas institucionais de pesquisa e extensão

Terça, 05 Março 2024 10:42
Aprovação se deu durante a reunião do Conselho de Administração da UENP Aprovação se deu durante a reunião do Conselho de Administração da UENP

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) aprovou, no dia 26 de fevereiro, o aumento do valor das bolsas institucionais de pesquisa e a criação de 15 novas bolsas de extensão. A aprovação ocorreu durante a reunião ordinária do Conselho de Administração da Universidade.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, explica que o reajuste é uma equiparação com o valor atual das bolsas de pesquisa fomentadas pela Fundação Araucária e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e que as novas bolsas de extensão atenderão a uma demanda importante da Instituição. “As agências de fomento já haviam reajustado as bolsas de pesquisa há um tempo. No entanto, a UENP ainda travava uma luta para equiparar o valor e aumentar a quantidade de bolsas para potencializar a pesquisa e a extensão na Universidade”, destaca.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rui Gonçalves Marques Elias, apesar de a Universidade contar com diversos programas de extensão, existia uma demanda reprimida. “Praticamente todos os cursos têm projetos de extensão, mas muitos professores inscreviam projetos nos programas e acabavam não sendo contemplados por conta dos critérios de seleção. Na Universidade, temos 892 alunos que participam de atividades extensionistas e novas bolsas com certeza ajudarão nossos estudantes e professores.”, esclarece.

Para Jorge Sobral da Silva Maia, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP, a equiparação e as novas bolsas estimulam e geram condições favoráveis para que o estudante de graduação se dedique com maior tranquilidade material à produção do conhecimento. “Além disso, permite despertar a vocação científica, incentivar e revelar jovens talentos, bem como preparar para o avanço para níveis mais elevados de formação acadêmica em programas de Pós-Graduação”, acentua.

Com o aumento, as bolsas institucionais de pesquisa passarão de R$500,00 para R$700,00. Já com as novas bolsas de extensão, a UENP passará a ofertar o total de 192 bolsas.

Última modificação: Quinta, 07 Março 2024 09:54