Em maior número na UENP, mulheres são protagonistas no ensino e na gestão universitária

Quinta, 07 Março 2024 17:05
Atualmente, 59,08% da comunidade universitária, dentre estudantes, docentes, agentes universitários e estagiários, são mulheres Atualmente, 59,08% da comunidade universitária, dentre estudantes, docentes, agentes universitários e estagiários, são mulheres

A maior parte da comunidade interna da Universidade Estadual do Paraná (UENP) é composta por mulheres. Segundo dados divulgados pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos e pela Pró-Reitoria de Graduação da Instituição, 59,08% da comunidade universitária, dentre estudantes, docentes, agentes universitários e estagiários, são mulheres.

Atualmente, no âmbito de Pessoal, a UENP conta com 341 servidoras, entre professoras, cargos em comissão externas e agentes universitárias, o que representa 50,44% do total. Um percentual que aumentou foi o de professoras. Até o ano passado, a porcentagem de mulheres que atuavam como docentes era de 49,6%. Hoje, as professoras representam 65,13% do total, o que, segundo a pró-reitora de Recursos Humanos da UENP, Maria José Quina Galdino, representa um reflexo do protagonismo feminino nas universidades.

“O protagonismo feminino nas universidades é essencial para promover a igualdade de gênero, a diversidade de perspectivas, o fortalecimento e a valorização da presença da mulher na gestão universitária, nas diferentes áreas do conhecimento e na formação profissional. Por mais que a participação feminina nos mais diversos âmbitos venha crescendo, ainda há uma baixa ocupação das mulheres em cargos de liderança em geral. O ideal é que isso, ao longo dos anos, também seja equiparado”, disse Maria.

As mulheres na UENP também predominam entre os estudantes matriculados na graduação. Cerca de 60% do total são mulheres e, nos cursos de licenciatura, o percentual sobe para 66,68%. Para a pró-reitora de Graduação, Juliana Telles Faria Suzuki, o predomínio feminino reflete uma mudança significativa nas dinâmicas de gênero dentro do ambiente acadêmico, destacando o papel cada vez mais proeminente das mulheres na busca por conhecimento e no avanço profissional. “É importante, ainda, promover políticas e programas que incentivem a igualdade de gênero e garantam oportunidades equitativas para todos os estudantes, independentemente de seu sexo”, completa Juliana.

O impacto das mulheres nas licenciaturas pode ser observado no ensino do Estado como um todo. Nas universidades estaduais, a participação feminina entre os docentes é de 52%, enquanto na Educação Básica o número sobe para 73%, segundo informações das Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Educação do Paraná. “Isso é resultado das mulheres em formação nas nossas universidades. Além de sermos maior parte na Educação Básica, nós também temos, agora, ampliado nossa participação no Ensino Superior, o que é motivo de muito orgulho, apesar de ainda haver lutas para novas conquistas pela frente”, finaliza a pró-reitora.

Na UENP, a atuação das docentes também se dá por meio dos programas e projetos de ensino. A instituição conta, atualmente, com três programas de ensino: Iniciação à Docência, Residência Pedagógica e Programa de Formação Estudante Empreendedor, todos coordenados por mulheres, o que evidencia a ideia de protagonismo feminino no ensino.

Última modificação: Quinta, 07 Março 2024 17:27