Participação feminina é destaque na extensão da UENP

Sexta, 08 Março 2024 13:52
Na UENP, 54% dos projetos de extensão são coordenados por mulheres Na UENP, 54% dos projetos de extensão são coordenados por mulheres

As atividades extensionistas realizadas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) têm grande participação e contribuição feminina. Dados da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura indicam que dos 139 projetos de extensão em execução na Instituição, 75 são coordenados por mulheres. Além disso, 19 ações são voltadas, exclusivamente, para o público feminino. Na UENP, aproximadamente, 80% das pessoas envolvidas nas ações extensionistas são mulheres, entre professoras, estudantes, bolsistas e voluntárias.

Entre os projetos de extensão voltados às mulheres, oito fazem parte do programa “Mulheres Paranaenses: Empoderamento e Liderança”, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária. “A iniciativa contempla centenas de mulheres da região do Norte do Paraná em ações que promovem a saúde, o fomento de liderança, o empoderamento e outras temáticas da extensão. Todas essas iniciativas são voltadas para mulheres, a fim de que elas possam conhecer e reconhecer a força que elas têm na sociedade”, destaca o pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rui Gonçalves Marques Elias.

A professora do curso de Educação Física, Flávia Evelin Bandeira Lima Valério, coordena o projeto “Mulher Dinâmica UENP”, que promove a saúde feminina através da prática esportiva. A ação atende cerca de 250 mulheres, diariamente, na academia do Centro de Ciências da Saúde do Campus de Jacarezinho. “Além das atividades esportivas, realizamos oficinas, workshops e palestras focados na saúde da mulher de maneira geral. Nosso objetivo é cuidar das mulheres. Elas são o pilar de uma casa, o sustento e o coração da família, além de desempenhar com maestria as múltiplas funções que possui. Para mim, ter projetos que valorizem esse empoderamento e mostre para elas o quanto elas são fortes e podem superar seus limites é muito valoroso”, comenta Flávia.

No Campus de Cornélio Procópio, a professora Vanessa Maria Ludka, do curso de Geografia, coordena o projeto “Rede de fortalecimento da autonomia das mulheres procopenses por meio do fomento da capacitação para o trabalho voltados à inclusão tecnológica, produtiva, mercantil e do combate ao empobrecimento e à fome”. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer ações produtivas e organizativas, visando à geração de renda alinhada ao processo de empoderamento, combate à fome e ao empobrecimento, e conta com a participação de 20 mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“O projeto tem um impacto muito importante na vida dessas mulheres, porque ele não trabalha só a questão da inserção no mercado de trabalho, mas também o empoderamento feminino”, observa Vanessa. Para as ações de 2024, o projeto seguirá uma nova etapa com encontros mensais, palestras e cursos. “O intuito é que o projeto amplie ainda mais a sua atuação. Aqui, nós contamos com mulheres no desenvolvimento das ações e elas têm um trabalho que é indispensável com a comunidade”, acrescenta.

Outra iniciativa que faz parte do programa de empoderamento feminino é o projeto “Empoderamento das Mulheres em seus Direitos Sexuais e Reprodutivos”, do curso de Enfermagem. Com ações educativas e de capacitação entre as mulheres, o projeto atende mulheres de forma a contribuir para a construção de uma vida saudável e segura a elas e seus pares. “Nós conseguimos ter contato com as histórias de vida dessas mulheres e elaboramos um plano de orientações para que elas consigam aplicar no dia a dia delas. Dessa maneira, elas caminham mais seguras dos seus direitos e conseguem se empoderar ainda mais”, aponta a coordenadora do projeto, Carolina Fordellone Rosa Cruz.

Na UENP, também fazem parte do programa “Mulheres Paranaenses: Empoderamento e Liderança” os projetos de extensão: “Educação Infantil como Direito e Possibilidade de Inovação, Criação e Desenvolvimento: Empoderamento de Professoras pela Junção entre a Teoria e Prática”; “Empoderamento de Mulheres com a Construção de Planos de Negócios da Produção Orgânica e Transformação da Produção”; “El@s Conectadas”; “Empoderamento de Mulheres Contabilistas da Microrregião de Cornélio Procópio”; e “Aconchego: Empreendedorismo, Acesso à Tecnologia e Saúde Integral das Mulheres”, todos com alto índice de participação feminina.