UENP promove encontro para incentivar participação feminina na capoeira

Quarta, 27 Março 2024 13:42

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) promoveu, no sábado, 16 de março, o 1º Encontro de Mulheres Modelo. O evento, que aconteceu no Galpão Cultural do Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP, tinha o objetivo de incentivar a participação feminina na capoeira. A ação é uma parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Grupo de Capoeira Modelo de Jacarezinho.

Pelo menos 30 capoeiristas das cidades de Jacarezinho, Ourinhos, Joaquim Távora e Inúbia Paulista participaram da primeira edição.“Reunimos capoeiristas para fortalecer a presença feminina no esporte. Além das mulheres, convidamos vários capoeiristas que são referência no esporte na região”, explica uma das idealizadoras do encontro, Gabriela Dias de Oliveira.

A capoeirista e organizadora do evento, Fernanda Augusta Consulin Rezende, destaca que o encontro foi uma oportunidade de troca de conhecimento e vivências entre os participantes. “Contamos com a ajuda da mestre Denise, integrante do Grupo Origem Negra, de Ourinhos, e da professora Simone, do Grupo Capoeira Modelo Cidadania, de Inúbia Paulista”, enfatiza Fernanda.

Participaram também do evento o mestre Valtinho, que desenvolve a Oficina de Capoeira no Parque Universitário, alunos do Grupo Capoeira Modelo e capoeiristas amadores e profissionais de toda região do Norte Pioneiro.