UENP recebe emenda parlamentar de R$200 mil para a Cultura

Quinta, 04 Abril 2024 15:55

A Universidade Estadual do Norte do Paraná recebeu uma emenda parlamentar de R$200 mil da deputada federal Carol Dartora. O valor recebido será utilizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) para desenvolver ações na área de cultura na região de abrangência da Universidade. De acordo com o setor, pretende-se fortalecer e expandir projetos culturais já existentes, com intuito de contribuir com a cena cultural regional, por meio do Programa de Desenvolvimento da Cultura da Região Norte do Paraná.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, agradeceu a destinação do recurso à instituição. “Quero agradecer à deputada por destinar essa verba parlamentar para nossos projetos culturais. Ressalto aqui o nosso imenso agradecimento. Pode ter certeza de que todos os recursos serão destinados a ações culturais da UENP em benefício da região que a Universidade abrange”, disse Fábio.

A deputada partilhou a alegria em poder contribuir com as ações de cultura promovida pela Universidade. “É com muita alegria que destinamos esse recurso para a UENP. Fico muito feliz de a emenda ser utilizada em projetos da cultura universitária e, também, da cultura local, que é muito abraçada através dos espaços que a Instituição mantém. Nós seguimos firmes com o ideal de trabalhar pela educação, investindo e lutando pela qualidade da educação”, destacou Carol Dartora.

O diretor de cultura da UENP, James Rios, falou sobre a importância do recurso para o fortalecimento das ações culturais. “A UENP está – como sempre esteve – preocupada com o desenvolvimento e consecução de políticas públicas de cultura na região. O valor dessa emenda é, certamente, fruto do reconhecimento que a deputada Carol Dartora teve em relação ao trabalho empreendido pela Universidade ao longo de vários anos. Nossa expectativa é aplicar o recurso de modo que fortaleça a nossa rede de cultura e alcance o maior número de pessoas possíveis. Agradeço à deputada pelo aporte do recurso, que certamente fará a diferença”, agradeceu.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Elias, a emenda vai garantir a expansão das ações culturais junto aos municípios da região e terá como foco atividades que levem reflexões contundentes sobre o desenvolvimento cultural da região. “Agradeço vivamente a destinação do recurso e a oportunidade de, por meio dessas ações, garantir o acesso democrático à cultura seja para nossa comunidade acadêmica, seja para comunidade externa. Tenho a certeza de que as ações programadas vão alcançar diversos públicos, que merecem acessar projetos e produtos culturais de qualidade”, frisou Rui.