Professoras da UENP que participarão da Operação Rondon visitam municípios contemplados

Sexta, 24 Mai 2024 13:33

As professoras Marieli Ramos Stocco, do curso de Fisioterapia, Mariza Fordellone Rosa Cruz, de Medicina Veterinária, Maísa Milanie, de Ciência da Computação, e Tatiane Phelipini, de Enfermagem, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), visitaram, entre 14 e 17 de maio, dois dos onze municípios que serão contemplados com as ações da Operação Rondon Paraná 2024. As professoras integram a equipe docente que coordenará as ações da UENP nos municípios durante a Operação em Prudentópolis e Candói, realizada de 5 a 18 de julho.

As visitas aconteceram com o intuito de realizar reuniões preparatórias com representantes das prefeituras municipais. Durante duas semanas, cidades do Paraná receberão centenas de estudantes e professores que irão promover ações nas áreas de cultura, saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos, tecnologia, comunicação e justiça. “Essa será a segunda vez consecutiva que a Operação Rondon terá a participação das sete universidades estaduais. Os alunos serão divididos em dois grupos, Conjunto A e Conjunto B, e cada equipe atuará em uma cidade”, explica o pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rui Gonçalves Marques Elias.

O pró-reitor destaca, ainda, que, somente após a visita precursora, acontece a etapa em que professores e alunos começam a preparação do cronograma de atividades da Operação Rondon. “As professoras passaram três dias em Prudentópolis e Candói para poder conhecer a realidade dos municípios e, a partir disso, elas vão preparar todo material, oficinas e cursos junto com os alunos, para que, na Operação, eles possam realizar tudo com eficiência junto à comunidade”, completa.

A professora Tatiane Phelipini, que coordenará o Conjunto A, comenta que elas foram bem recebidas nos dois municípios. “Prudentópolis e Candói são municípios bem estruturados. Nós teremos que atender tanto à área rural quanto à urbana de ambos. Por isso, trabalharemos também em ações com os profissionais na atenção primária à saúde principalmente, que é a grande demanda, e também com todos os públicos, desde crianças até idosos”, acrescenta. Já o Conjunto B da UENP será coordenado pela professora Mariza Fordellone. “Nós levantamos as demandas e necessidades e vamos preparar cursos práticos e oficinas nas diversas áreas para ajudar a população a construir uma realidade melhor”, enfatiza Mariza.

Operação Rondon Paraná 2024

A Operação Rondon Paraná 2024 ocorrerá entre 5 e 18 de julho em Prudentópolis, Candói, Boa Ventura de São Roque, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Inácio Martins, Reserva do Iguacu, Pitanga, Santa Maria do Oeste e Turvo. Assim como o Projeto Rondon Nacional, a iniciativa no Paraná leva acadêmicos de diversas áreas do conhecimento para ministrar oficinas e estar em contato com comunidades de pequenos municípios, cuja infraestutura e condições socioeconômicas são limitadas.

Instituída como uma ação governamental e coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a Operação Rondon Paraná tem a participação de estudantes e professores das universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). A SETI pretende promover uma edição por ano em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).