UENP divulga chamada pública para escritores do Norte do Paraná

Sexta, 14 Junho 2024 13:16

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), divulgou a chamada pública para seleção e participação de escritores no projeto “Biblioteca da Literatura do Norte do Paraná”. O edital é válido até o final do ano letivo de 2024 e é aberto a escritores de gêneros literários como romance, conto, crônica, literatura infantojuvenil, entre outros, que tenham atividades comprovadas em publicações regulares há pelo menos dois anos consecutivos e que sejam da região do Norte do Paraná.

Os candidatos precisam enviar uma minibiografia com um resumo do currículo literário, além das obras que desejarem disponibilizar para o acervo. “Essa chamada pública tem o objetivo de atrair os escritores da nossa região a fim de que consigamos conhecer esses escritores do Norte do Paraná e valorizar, ainda mais, a nossa cultura local”, destaca o pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rui Gonçalves Marques Elias.

Os escritores selecionados terão um perfil permanente publicado no portal do Inventário Cultural, além da criação de um acervo cadastrado e permanentemente atualizado de suas obras, que ficará disponibilizado na Biblioteca do Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP. De acordo com o coordenador do projeto, Ricardo André Ferreira Martins, a iniciativa visa registrar e fomentar a produção literária de todos os municípios de abrangência da Universidade para criar a primeira Biblioteca da Literatura do Norte do Paraná. “O projeto foi criado para que a Universidade possa promover ações permanentes que venham a garantir o mapeamento da literatura existente no Norte do Paraná”, explica.

O projeto viabilizará também a criação de um mapa cultural da produção literária, de modo que seja possível organizar iniciativas e ações culturais como pesquisas, publicações em coletâneas, eventos, feiras, festas literárias, cursos e oficinas. “A biblioteca será instalada nas dependências do Parque Universitário e terá obras de todos os escritores da região do Norte do Paraná. Nosso objetivo é guardar o acervo de todos eles para fins de pesquisa, estudos e incentivo à produção local. Com isso, vamos conseguir obter uma identidade do ponto de vista quantitativo e qualitativo de toda produção dos escritores da nossa região”, conclui Ricardo.

Para participar, é necessário preencher os dados no formulário disponível AQUI.

Confira o edital completo AQUI.

Última modificação: Sexta, 14 Junho 2024 13:26