Paraná lança Núcleo Regional de Cultura no Parque Universitário da UENP

Quinta, 27 Junho 2024 09:40

O Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da Universidade Estadual do Norte do Paraná será sede do Núcleo Regional de Cultura de Jacarezinho. O espaço visa a ampliar o acesso de cidadãos e artistas às políticas e ações culturais. A inauguração será realizada no dia 3 de julho, às 11h, no Parque Universitário.

A ação do Governo do Paraná implantará sete núcleos regionais de Cultura nas macrorregiões do Estado. A iniciativa é da Secretaria da Cultura (SEEC) e conta com a parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que articulou a instalação dos núcleos dentro das universidades estaduais. Os espaços foram criados nos campi dos municípios de Cascavel, Guarapuava, Londrina, Jacarezinho, Maringá, Ponta Grossa e na cidade de Francisco Beltrão.

Com o intuito de prosseguir com o plano de descentralização da cultura paranaense, os núcleos serão coordenados por Agentes Regionais de Cultura (ARCs). Na prática, os espaços contribuem para que a sociedade civil tenha maior facilidade de diálogo e articulação com os agentes, que fazem o monitoramento das ações culturais e observam o desenvolvimento das políticas públicas de cultura de cada região.

A implementação dos novos espaços físicos visa a diminuir as dificuldades de acesso às políticas culturais enfrentadas pelos artistas municipais. De acordo com a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, esses núcleos serão fundamentais na difusão das políticas públicas e no atendimento eficiente dos agentes culturais nas localidades. “Vamos intensificar nossa presença em todas as regiões do Estado. Queremos atender cada vez mais os trabalhadores e trabalhadoras da cultura fora da capital. Os núcleos são um grande avanço nessa descentralização”, afirma.

A secretária também destaca a importância dos agentes regionais de cultura nas macrorregiões do Estado. Os profissionais, que ajudam a descentralizar as ações culturais no Paraná, contarão com uma estrutura eficiente de apoio. “Os nossos agentes regionais de cultura terão escritórios e uma equipe técnica para intensificar o trabalho que já vem sendo realizado com grande dedicação”, conclui.

Para o secretário da Seti, Aldo Nelson Bona, o esforço da Secretaria de Cultura de interiorizar cada vez mais as atividades culturais para o Estado como um todo, tirando a concentração da capital, terá, com os Núcleos Regionais de Cultura, mais uma forma de fazer acontecer. “Dentro das nossas universidades, este projeto terá um ambiente favorável para otimizar os esforços e os recursos humanos existentes. A gente está bastante otimista e apostando bastante nos resultados desta instalação”, afirma Aldo.

Para o diretor de Cultura da UENP, James Rios de Oliveira Santos, o Núcleo contribuirá com o processo de desenvolvimento da cultura regional, uma pauta levantada pela UENP por meio do Programa de Desenvolvimento da Cultura. “Gestores e trabalhadores da cultura terão a oportunidade de efetivar um diálogo com a Secretaria de Cultura do Estado e, também, com a Universidade, já que o Parque Universitário acolherá o Núcleo. Estamos diante de um grande momento para a cena cultural da região e, por este motivo, gostaria de agradecer todos os agentes culturais, gestores municipais, Reitoria da UENP e secretários de Estado pelo empenho em viabilizar essa importante conquista”, destaca James.

Agentes Regionais de Cultura

Os agentes regionais de cultura (ARCs) são responsáveis por contribuir na descentralização das ações relativas à cultura no Estado do Paraná. O apoio aos municípios é feito pela implementação dos Sistemas Municipais de Cultura (SMC), que é instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas. Além disso, os ARCs também contribuem para o mapeamento de agentes e iniciativas culturais para o desenvolvimento de potencialidades locais e fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura.

Para melhor atender todas as regiões do Paraná, sete agentes passarão a atuar em oito macrorregiões paranaenses com a missão de continuar o assessoramento dos municípios no desenvolvimento das políticas públicas e na divulgação dos programas desenvolvidos pelo Estado via SEEC.

Inauguração do Núcleo Regional de Cultura de Jacarezinho
Data: 3 de julho
Horário: 11h
Local: Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP – Av. Marciano de Barros, 700 - Bairro Estação, Jacarezinho/PR – próximo ao Jardim São Luís.

Última modificação: Quinta, 27 Junho 2024 14:38