UENP realiza segunda palestra do Seminário de Educação Superior

Sexta, 28 Junho 2024 14:01

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), promoveu, na quinta-feira, 27 de junho, a segunda palestra do I Seminário de Educação Superior (SEDUS). Realizado de forma online, o evento teve como tema “Extensão é formação: contribuições da curricularização da extensão na formação dos alunos” e contou com a participação de professores, pesquisadores, estudantes de graduação, de pós-graduação e comunidade externa.

A palestrante convidada, professora Maria Anezilany Gomes do Nascimento, que é presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas da Educação Superior Brasileiras (Forproex), trouxe o resultado da UENP perante o censo da extensão, que foi realizado neste ano, e destacou a importância da instituição no cenário nacional e também no âmbito estadual. A palestra, disponibilizada no canal da Universidade no YouTube, teve a mediação do pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias.

De acordo com Lana Nascimento, como é mais conhecida, a construção de todas as ações de extensão deve ser realizada em um processo de diálogo entre comunidade, professores e alunos. “Nesse momento em que a extensão universitária assume um lugar cada vez mais importante no processo formativo, na profissionalização das mais diversas áreas, a gente precisa fazer um trabalho reflexivo e cotidiano em torno dessa questão fundamental. É da ordem do dia, no momento em que estamos implantando a inserção curricular da extensão nos processos pedagógicos de cursos”, afirmou.

Durante a abertura do evento, o vice-reitor da UENP, professor Ricardo Campos, destacou a importância de se discutir a educação do ensino superior no Brasil e a importância da curricularização no processo de atendimento e de proximidade da Universidade dos conhecimentos científicos e filosóficos. “Por anos a educação superior, a ciência, vem sofrendo alguns ataques e nós temos sempre que ocupar espaços e usá-los para discutir a educação superior, a ciência, o ensino e fortalecer, principalmente, nessas discussões as universidades públicas. Que continuem públicas, gratuitas e de qualidade”, acentuou.

O pró-reitor Rui Gonçalves partilhou a importância do tema discutido. “A curricularização da extensão é um tema super atual e a Lana destacou sobre a ótica do impacto que essa curricularização pode trazer na formação do aluno. Quando o estudante sai da aula tradicional para construir processos juntos à comunidade, isso traz um impacto relevante na formação dele e, consequentemente, no impacto para a comunidade que é atendida por essas ações de extensão. Extensão é formação, de fato”, concluiu o professor.

O vídeo da palestra pode ser acessado por meio do canal da UENP no YouTube AQUI.