UENP participa da premiação da Campanha Junho Verde, parceria da Universidade com o GAEMA

Quarta, 03 Julho 2024 15:09
Ao longo do mês de junho, estima-se que mais de 250 escolas e 40.000 alunos tenham participado da Campanha Ao longo do mês de junho, estima-se que mais de 250 escolas e 40.000 alunos tenham participado da Campanha

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou, no dia 28 de junho, da premiação da Campanha Junho Verde no Norte Pioneiro, promovida pelo Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Paraná em Santo Antônio da Platina. Na ocasião, 42 estudantes dos Núcleos Regionais de Educação de Jacarezinho, Cornélio Procópio, Ibaiti e Wenceslau Braz foram premiados pelas atividades desenvolvidas no período da campanha.

A ação realizada durante o mês de junho buscou estimular a criatividade, o senso crítico, o raciocínio, a leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita e artística dos alunos das escolas que integram os NREs por meio de atividades de produção de poemas, redações, desenhos e cartazes que promovessem a conscientização sobre o meio ambiente. A Campanha Junho Verde contou com a participação da UENP e do projeto UENP Sustentável para elaborar as aulas e atividades que foram aplicadas pelo GAEMA e pelos Núcleos e que auxiliaram os estudantes no desenvolvimento das produções artístico-textuais.

Durante o evento, o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini parabenizou os estudantes e os professores pela participação, além da equipe da UENP e do GAEMA pela parceria. “É muito bonito e inspirador ver estudantes da nossa região engajados no compromisso com o meio ambiente e com a preservação da natureza, desde a educação infantil até o ensino médio. Parabenizo a todos os estudantes que participaram ativamente do projeto. Ressalto que um meio ambiente equilibrado é direito de todos e essencial para uma vida saudável e, por isso, temos o dever de defender e preservá-lo”, disse o reitor.

Segundo a promotora de Justiça do Ministério Público em Santo Antônio da Platina e coordenadora regional do GAEMA, Kele Cristina Diogo Bahena, a campanha teve também o apoio da iniciativa privada. “Foram arrecadados bicicletas, celulares, smartwatches, fones de ouvido e outros brindes para premiar os estudantes que se destacaram durante a campanha. Foi um dia de muita festa e de reconhecer o esforço dos alunos”, completou.

Ao longo do mês de junho, estima-se que mais de 250 escolas e 40.000 alunos tenham participado da Campanha Junho Verde. Também participaram do evento o prefeito municipal de Santo Antônio da Platina, José Coelho da Silva Neto; as chefes dos Núcleos Regionais de Educação de Jacarezinho, Ana Maria Molini, de Cornélio Procópio, Maria Iida Moraes, e de Ibaiti, Leila Cândido de Bonfim Torres, além de alunos, professores e autoridades regionais.