Museu de Arte e Cultura Popular recebe Festival de Audiovisualidades

Quinta, 04 Julho 2024 16:48
O Museu da UENP receberá, no dia 10 de julho, a mostra “Diversidade, Memória e Resistência” O Museu da UENP receberá, no dia 10 de julho, a mostra “Diversidade, Memória e Resistência”

A Universidade Estadual do Norte do Paraná receberá, na quarta-feira, 10 de julho, a partir das 20h, o Festival de Audiovisualidades do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (Mac-PR). O Festival celebra produções audiovisuais contemporâneas, com uma seleção de curtas-metragens, videoartes e experimentações de até 15 minutos. O evento, que é gratuito e aberto a todos os públicos, será realizado no Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná, localizado no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP, em Jacarezinho.

Organizado pela Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (AAMAC), o Festival promove a produção e circulação de obras audiovisuais e busca enriquecer o acervo do Mac-Pr, oferecendo prêmio-aquisição aos vencedores das mostras competitivas. O Museu da UENP receberá, no dia 10, a mostra “Diversidade, Memória e Resistência”, que tem o propósito de destacar perspectivas sub-representadas no campo audiovisual, contribuindo para a conscientização e o diálogo sobre questões de raça, gênero e sexualidade.

As obras que compõem a mostra “Diversidade, Memória e Resistência” e serão exibidas no Museu são: “Práticas de Cura, Memórias de uma Benzedeira”, de Tiago Angelo; “Todos es de color”, de Francisco Mallmann; “A água que cai do céu, é absorvida pelo solo”, de Mari Queiroz; “Portais 3.1”, do Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual; “Te Esqueci no Desague do Meu Peito”, de Júlia Sakemi; “Nós”, do Coletivo Duas Marias; “Normal a Ditar”, de David Jogia; “Carne sobre tela”, de Grazi Labrazca; “Perfeita”, de Maritza Muniz; e “Nhãndê kuery mã hi'ãn rivê hê'yn’(Não Somos apenas sombras)”, de Dino Menezes.

Além da mostra, o evento também traz o bate-papo com a curadora Aricia Machado, mestre em Cinema e Artes do Vídeo, pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e em Ecologia e Evolução, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Aricia é artista multimídia, diretora de arte e pesquisadora das artes do vídeo.

Festival de Audiovisualidades

O Festival de Audiovisualidades do MAC Paraná acontece de 4 a 7 de julho no Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (Mon), em Curitiba. Além da exibição de produções audiovisuais, a programação também conta com palestras, lançamentos de livros, mostra universitária e solenidade de premiação.

Serão exibidos oito trabalhos audiovisuais da coleção do Mac Paraná na mostra de acervo, além de quatro outras mostras, que selecionaram, através de um edital, obras de novos artistas de todo o país. As obras selecionadas pelo edital serão exibidas em quatro categorias temáticas, sendo três competitivas – Arte Urbana; Diversidade, Memória e Resistência; e Práticas Contemporâneas, e uma destinada a estudantes universitários – Sustentabilidade. Os trabalhos das categorias competitivas concorrem a prêmios por votação popular, em que três artistas receberão R$2 mil e terão suas obras incorporadas à coleção do Mac – Pr.

Festival de Audiovisualidades

Entrada Gratuita.