Professores da UENP lançam livro sobre solos da região

Terça, 16 Julho 2024 14:04

Os professores dos cursos de Geografia, Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira, e de Agronomia, Francisco Carlos Mainardes da Silva, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, lançaram, em conjunto com outros pesquisadores, o livro “Conhecendo os solos das mesorregiões Norte Central e Norte Pioneiro do Paraná – Abordagem para educadores do ensino fundamental e médio”. A obra foi publicada pelo Núcleo Estadual do Paraná da Sociedade Brasileira de Ciências do Solo.

A professora Jully foi convidada para organizar o livro e reunir uma equipe de autores que pesquisassem os solos da mesorregião. Além dos professores da UENP, participaram pesquisadores do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) de Londrina, da Universidade Estadual do Londrina (UEL), da Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul; e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEL.

“O livro é uma importante obra para os educadores do estado do Paraná, pois apresenta os solos que correm na mesorregião, constituindo um guia de consulta aos professores. Também reúne informações sobre os projetos de educação em solos na região, apontando os locais de ocorrência dos mesmos e os principais trabalhos desenvolvidos”, destaca Jully.

O professor Francisco partilhou sobre a participação na obra. “Recebi o convite da professora Jully para escrever um dos capítulos do livro. O livro vem para orientar educadores do ensino fundamental e médio sobre o solo. Juntamente com outros livros publicados nas outras mesorregiões do Estado, também pelo Núcleo Estadual, a obra faz um panorama de solos de todo o Paraná”, disse.

Acesse o livro “Conhecendo os solos das mesorregiões Norte Central e Norte Pioneiro do Paraná – Abordagem para educadores do ensino fundamental e médio” AQUI.