Espetáculo “GAG”, do Teatro Guaíra, abrirá a XIX Mostra de Teatro EnCena

Quarta, 24 Julho 2024 16:38
Foto do Espetáculo "GAG", do Teatro Guaíra. Fotógrafo: Vitor Dias Foto do Espetáculo "GAG", do Teatro Guaíra. Fotógrafo: Vitor Dias

A XIX Mostra de Teatro EnCena, que ocorrerá entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, contará com a peça de dança-teatro “GAG – Uma livre adaptação de Heinrich von Kleist sobre o Teatro de Marionetes”, do Teatro Guaíra. Dirigido por Gabriel Vilella e com elenco formado por integrantes do G2, grupo de dança de bailarinos master, o espetáculo abrirá a edição deste ano e será exibido no palco italiano do Conjunto Amadores de Teatro de Jacarezinho.

O diretor de Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), James Rios, explica que a incorporação da peça à grade de programação da mostra de teatro se deu por meio de uma parceria entre a Universidade, a Prefeitura de Jacarezinho e a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). “Nós da UENP, junto com a Prefeitura, realizamos uma visita técnica à SEEC em abril e, naquela ocasião, solicitamos a disponibilização de um espetáculo do Teatro Guaíra para a programação da nossa Mostra. A secretária, Luciana Casagrande, atendeu prontamente nossa solicitação e, por este motivo, registro nossa gratidão pelo apoio”, relata.

Segundo James, a vinda de uma peça do Teatro Guaíra marca a retomada do EnCena numa proposta diferente. “Temos buscado trabalhar uma proposta diferente do que vínhamos trabalhando nos últimos anos. O objetivo da mostra, agora, em pensar sistematicamente na formação do público. Para isso, contamos com esse espetáculo de peso para estimular o turismo por meio participação de toda a comunidade da região Norte do Paraná. Daí a importância dos apoios das demais instituições realizadoras e parcerias, como o IFPR, Sesc, Atunorpi, DCE, e imprensa local, sobretudo as Rádios Circulando e Cidade FM, a quem agradeço imensamente”, acrescenta.

O diretor artístico do Teatro Guaíra, Áldice Lopes, falou sobre a participação do espetáculo na Mostra de Teatro. “Aqui no Centro Cultural Teatro Guaíra, nós temos uma política pública de descentralização, em que fazemos essas parcerias e criamos relações com os municípios. Nós recebemos o convite de Jacarezinho, para a apresentação no EnCena, que está indo para a sua 19ª edição. É motivo de muito orgulho para a cidade resistir e manter esse festival por tanto tempo. Estamos indo com o espetáculo GAG e é algo que fazemos com enorme prazer, com enorme carinho”, partilhou.

Já em fase de organização para a apresentação da peça, a equipe técnica do Teatro Guaíra realizou, no dia 25 de junho, uma visita ao Conjunto Amadores de Teatro para conhecer o espaço que receberá a atração no dia 26 de agosto. “Acompanhamos o pessoal para que eles tivessem uma dimensão da espacialidade do CAT, das condições do palco. Foi uma visita tranquila e o espaço vai comportar o espetáculo que tem uma estrutura bem grande. Estamos bem ansiosos”, disse James.

Para o diretor de Cultura de Jacarezinho, Vagner Siqueira, GAG é um belíssimo espetáculo que irá abrilhantar a abertura do EnCena. “A nossa Mostra já trouxe belíssimas peças que proporcionaram ao público diversas opções e fortaleceram o setor cultural na nossa cidade. A apresentação do espetáculo GAG enriquecerá a programação deste ano. Posso dizer que abrirá o nosso evento com chave de ouro. Para nós, é uma grande satisfação ver a concretização dos nossos planos junto à UENP, SESC e demais instituições que possibilitam essa ação”, celebra.

A XIX Mostra de Teatro EnCena é realizada pela Prefeitura de Jacarezinho, pela UENP, SESC Paraná, IFPR Campus de Jacarezinho, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, do Colégio Estadual do Paraná, da Associação Turística do Norte Pioneiro (ATUNORPI), do Diretório Central dos Estudantes da UENP e das Rádios Circulando e Cidade FM.

GAG

O espetáculo de dança-teatro é uma livre adaptação da obra “Sobre o Teatro de Marionetes”, do escritor alemão Heinrich von Kleist, que adentra o universo circense para abordar questões existenciais da condição humana. A peça faz referências às gags, um tipo de performance popular humorística do universo dramatúrgico circense. O espetáculo é de classificação indicativa livre para todos os públicos.