Projeto realizado pela UENP para o EnCena 2013 é aprovado pelo Conta Cultura do Paraná

Quarta, 26 Junho 2013 09:43
O Grupo Ás de Paus, de Londrina, com a Peça “A Pereira da Tia Miséria” (foto), apresentou-se no EnCena 2012 O Grupo Ás de Paus, de Londrina, com a Peça “A Pereira da Tia Miséria” (foto), apresentou-se no EnCena 2012 Foto: Tiago Angelo

A edição 2013 da "Mostra de Teatro de Jacarezinho: EnCena" foi contemplada com o programa Conta Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. O recurso liberado é de R$ 90 mil e será fundamental para o incremento da mostra de teatro, que atualmente é organizado e patrocinado pela Prefeitura de Jacarezinho, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Serviço Social do Comércio (SESC). O resultado foi divulgado na quinta-feira (13/06).

A elaboração do projeto e demais procedimentos para a aprovação do EnCena na Lei Rouanet e para a captação dos recursos via Conta Cultura foram realizados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UENP com apoio do Gabinete da Reitoria. De acordo com o pró-reitor da PROEC, Rogério Macedo, a aprovação dos recursos é uma demonstração da importância da Mostra para a região e para todo o Paraná. "O EnCena possibilita um processo de diversificação da cultura e permite à comunidade universitária, bem como a toda comunidade, acesso a importantes e premiados espetáculos teatrais de todo país", salienta Rogério.

Para a Mostra deste ano, além desse recurso adicional do Conta Cultura, Rogério informa que o EnCena terá importante participação do SESC, que garantirá a ampliação do público, com uma seleção de espetáculos de caráter infanto-juvenil e de rua.

Outra novidade para este ano é a revitalização da parceria com o Festival Internacional de Londrina (FILO), acordo possível mediante a participação da Caixa Econômica Federal. A Prefeitura de Jacarezinho, por sua vez, além do aporte financeiro, também oportunizará espetáculo distante do palco principal, chegando aos bairros da cidade. O Instituto Federal do Paraná (IFPR) também incrementará o EnCena 2013 com um evento científico sobre Artes Cênicas. A Mostra conta também com apoio do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT) da UENP e do Conjunto Amadores de Teatro (CAT).

A curadoria do EnCena 2013, composta por Danilo Oliveira, Elaine Stramare, Jucelino Biagini e Marcio Carreri, já trabalha para a definição das companhias teatrais que irão se apresentar no evento. Uma equipe composta por membros da UENP, Departamento de Cultura da Prefeitura de Jacarezinho, SESC e Instituto Federal (IFPR) prepara a produção do evento.

O reitor da UENP, professor-doutor Eduardo Meneghel Rando, feliz com a aprovação dos recursos para o EnCena, declarou: "A administração da UENP está muito satisfeita com a aprovação, fato inequívoco da qualidade não apenas da Mostra, mas dos profissionais que a idealizaram e trabalharam para o seu sucesso neste tempo", ressalta. Rando acrescenta ainda que "Para este ano, apesar da dificuldade orçamentária, a UENP, convencida da importância do EnCena, continua firme na viabilização de aporte para o desenvolvimento da arte e da cultura, pela via do teatro, na nossa comunidade".

Conta Cultura

O Programa Conta Cultura tem como objetivo beneficiar a arte paranaense, facilitando a parceria entre empreendedores de projetos culturais e empresas interessadas em patrocinar. Neste ano, participam como patrocinadoras as estatais Sanepar e Copel. Para participar do programa os projetos devem ser previamente aprovados pelo mecanismo de incentivo à cultura do Governo Federal conhecido como Lei Rouanet.

Última modificação: Quarta, 26 Junho 2013 11:21