2º ENENP ocorrerá junto à Semana de Arte Siqueirense

Quinta, 29 Agosto 2024 09:24

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, realizará, nos dias 16 e 17 de setembro, o 2º Encontro de Escritores do Norte do Paraná (ENENP). O evento, que busca, sobretudo, consolidar e incentivar a cultura literária na região e, nesta edição, tem como tema “Fortalecendo a Cultura Literária Regional”, está com inscrições abertas até 15 de setembro.

Neste ano, o ENENP ocorre concomitantemente à 2ª Semana de Arte Siqueirense, promovida pela Prefeitura Municipal de Siqueira Campos, e que celebra o aniversário de 104 anos do município, com programação diversificada que abrange atividades que envolvem artes visuais, música, teatro, dança e outros. O evento municipal ocorrerá entre 16 e 20 de setembro.

“O Encontro dos Escritores já é uma agenda da UENP, em parceria com os municípios da região, em especial, com a cidade de Siqueira Campos, um celeiro de artistas e escritores. Esta edição, certamente, consolidará as discussões que foram iniciadas no ano passado. Temos a alegria de realizar esta ação, neste ano, em Siqueira Campos, município que tem tido um cuidado muito grande com a cultura”, disse o diretor de Cultura da UENP, James Rios de Oliveira Santos.

O coordenador do evento, Ricardo André Ferreira Martins, comentou sobre as expectativas em relação ao evento. “Estamos muito entusiasmados com a realização da próxima edição do encontro, especialmente ao integrá-lo com a 2ª Semana de Arte Siqueirense. Este evento é uma oportunidade única para fortalecer a literatura regional e promover o diálogo entre escritores, leitores e todos os amantes da arte. Queremos que este encontro seja um marco na cultura local, inspirando novas conexões e iniciativas que continuarão a florescer nos próximos anos”, acrescenta.

Para o secretário municipal de Cultura de Siqueira Campos, Flávio Mello, é um grande orgulho poder contar com a Universidade. “A presença da UENP aqui vai somar muito com a gente. Para mim, como escritor e como secretário, é fundamental ter a Universidade junto nesse objetivo. E a UENP tem um cuidado com os escritores regionais que é bastante importante. Agradeço a parceria e acredito que esse seja o caminho para valorização da arte e, sobretudo, da produção literária regional”, finalizou.

A programação do 2º Encontro de Escritores do Norte do Paraná será realizada na Casa de Cultura Neuri Camargo da Silva, localizada na Av. Marginal, 935, em Siqueira Campos, e conta com a palestra “Mercado editorial: caminhos para a publicação”, ministrada pelo escritor Paulo Lacerda, da Editora Patuá, no dia 16, e com o Café Literário, realizado no dia 17, ambas as atividades com início às 19h00.

Acesse o formulário de inscrição AQUI.

Última modificação: Quinta, 29 Agosto 2024 09:30