7ª edição da Copa Amunorpi terá participação de 15 municípios

Terça, 09 Julho 2013 21:32
Jacarezinho (foto) comemorou o primeiro título da Copa Amunorpi, em 2012, ao derrotar a equipe de Siqueira Campos Jacarezinho (foto) comemorou o primeiro título da Copa Amunorpi, em 2012, ao derrotar a equipe de Siqueira Campos Foto: Alfredo Jorge

A Copa Amunorpi de Futebol, que se firma como o maior evento esportivo do Norte Pioneiro, reunirá 15 times neste ano. A competição, em sua 7º edição, terá início no domingo, 4 de agosto, e se entenderá até 10 de novembro. Na terça-feira (02/07), um congresso técnico realizado na sede da Amunorpi, em Santo Antônio da Platina, definiu a tabela dos jogos e o número exato das equipes que participarão da Copa. O evento teve a participação de diretores e secretários de Esportes das cidades envolvidas, além da diretora-executiva da associação, Tânia Dib, e do vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernardelli Júnior.

Idealizada e promovida pela Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), a competição conta com o apoio da Secretaria Estadual de Esporte (SEES), UENP e Polícia Militar. Neste ano, as cidades que participarão da Copa são: Cambará, Figueira, Guapirama, Jaboti, Japira, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Salto do Itararé, Santo Antônio da Platina, Tomazina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Wenceslau Braz, além do atual campeão Jacarezinho.

Todos os jogos serão realizados aos domingos às 15h30. Para esta edição foram inseridas algumas novidades no regulamento. Na segunda fase do torneio, as equipes disputarão jogos eliminatórios até as fases semifinal e final. O saldo de gols, diferentemente do ano passado, será considerado para a classificação. As três melhores equipes receberão troféus e os atletas serão premiados com medalhas. Além disso, o artilheiro (troféu chuteira de ouro), o goleiro menos vazado (troféu luva de ouro) e a equipe mais disciplinada também serão premiados. O campeão, além de medalhas e troféu, levará para casa kits esportivos destinados às escolas de formação de atletas desenvolvidos em seu município.

Rinaldo, que está na coordenação geral da Copa desde sua primeira edição, acentua que esses jogos têm o intuito de incentivar a prática do esporte amador no Norte Pioneiro. "Essa Copa, realizada com sucesso em nossa região por sete anos consecutivos, é um momento em que esse esporte, paixão nacional, ganha dimensões locais e reúne as cidades que compõem a Amunorpi em congraçamento, além de ser uma oportunidade para revelação de talentos para o esporte". O vice-reitor destaca ainda que "A Copa Amunorpi não é apenas futebol, mas também uma forma de gerar pessoas melhores".

Primeira rodada

Ao todo serão 57 jogos divididos em 12 rodadas. Na primeira rodada, serão sete jogos: o time de Figueira, tricampeão na Copa, pega, pelo grupo D, a equipe de Santo Antônio da Platina. No mesmo grupo, Cambará enfrenta Jundiaí do Sul.

Pelo grupo A, jogam São José da Boa Vista e Wenceslau Braz. Já pelo grupo B, enfrentam-se: Siqueira Campos e Tomazina; Pinhalão e Jaboti. Pelo Grupo C, as partidas serão entre Guapirama e Quatiguá; Salto do Itararé e Japira.

Campeões

Em 2007, o título do campeonato foi dividido entre as equipes de Siqueira Campos e Andirá. Em 2008, Figueira ficou com o título ao derrotar na final o time de Tomazina. No ano seguinte, foi a vez de Siqueira Campos se sagrar campeã ao derrotar Figueira. Em 2010, as posições se inverteram com Figueira ficando com o título e Siqueira Campos com o vice-campeonato. Na Copa do ano seguinte, Figueira conquistou o tri campeonato ao vencer Jacarezinho na final. Já no ano passado, Jacarezinho conquistou o título da competição pela primeira vez ao derrotar a equipe de Siqueira Campos.

A Copa Amunorpi é uma realização da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e conta com o apoio cidades sede e coordenação da Universidade do Norte do Paraná (UENP).

William Bilches

Última modificação: Quinta, 11 Julho 2013 12:49