UENP realiza primeira edição da Mostra de Arte e Cultura LGBT+

Quarta, 23 Outubro 2024 11:18

A Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, promove, a partir do dia 29 de outubro, a primeira Mostra de Arte e Cultura LGBT+. O evento visa proporcionar à comunidade acadêmica e externa um espaço de expressão artístico-cultural da cultura LGBTQIAPN+ e acontecerá no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP.

A Mostra busca fomentar um ambiente inclusivo e propício ao debate sobre a diversidade, sobretudo no âmbito universitário. “Essa Mostra é o mais recente evento artístico que passa integrar o calendário da Universidade. Trata-se de uma agenda que possibilitará, a essa comunidade, o acesso aos espaços que acolherão as expressões de seus membros. O Museu de Arte e Cultura Popular, bem como o Galpão Cultural Romano Nunes serão os primeiros equipamentos culturais que receberão as primeiras ações”, compartilhou o diretor de Cultura da UENP, James Rios.

No dia 29 de outubro, a programação será em parceria com o Festival CineUrge, que trará a Mostra Cinema e Diversidade. O evento começa às 20h e tem classificação indicativa de 16 anos. Em seguida, o evento traz um bate-papo sobre os filmes exibidos com Carol Santos, Juno Gasparoto e Renan Bonito, ampliando a discussão sobre representatividade no audiovisual.

Já no dia 1º de novembro, será realizada a oficina “Desenho livre com foco na autoimagem” (classificação indicativa: 16 anos), com Edson Godinho, a partir das 14h. As inscrições devem ser realizadas através de formulário online, disponível AQUI. No período da noite, às 20h, acontecerá a abertura da exposição “Cruzos do amor” no Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná, de Edson Godinho e um bate-papo com o artista. Na mesma ocasião, será apresentada a cena curta “ATERRA”, com Renan Bonito.

O artista Edson Godinho partilhou sobre a exposição que será realizada na Mostra e que ficará em cartaz até o dia 28 de fevereiro de 2025. “‘Cruzos do Amor’ fala sobre desencontros e encontros, comuns à vida. Compartilho, nesta instalação, desenhos e fotos minhas de diferentes etapas. Ao olhar com distância, ‘Cruzos do Amor’ revela muito sobre meus processos criativos por meio da minha imagem, sentimentos, sensações e experiências. Fico muito feliz que esta exposição nasça em um evento tão pioneiro como a Mostra Arte Cultura LGBT+”, disse.

Para o produtor cultural da CNX, Renan Bonito, é muito gratificante participar do evento. “Esperamos que a Mostra se torne um evento anual e que possa crescer cada vez mais. Realizar eventos com distintos públicos-alvo, garantindo acesso e diversidade cultural, sem dúvida, é um ganho não apenas para a Universidade, mas para toda a sociedade, bem como para a cultura local e regional”, frisou.

Programação Mostra de Arte e Cultura LGBT+

29 de outubro
20h - Mostra CineUrge Diversidade
Bate-papo com Carol Santos, Juno Gasparoto e Renan Bonito