Docentes das universidades recebem segunda parcela da equiparação salarial

Quarta, 27 Novembro 2013 15:26
Segundo secretário SETI, João Carlos Gomes (foto), reajuste trata-se do cumprimento de um compromisso do governador  Beto Richa Segundo secretário SETI, João Carlos Gomes (foto), reajuste trata-se do cumprimento de um compromisso do governador Beto Richa

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, emitiu nota oficial, na segunda-feira (25) para comunicar aos professores das Instituições Estaduais de Ensino Superior – IEES paranaenses sobre o pagamento da segunda parcela de 7,14% do reajuste da categoria, autorizando no ano passado pelo governador Beto Richa. O pagamento será feito na folha do mês de novembro, retroativo ao mês de outubro de 2013.

Segundo o secretário João Carlos, trata-se do cumprimento de um compromisso do governador Beto Richa com relação à readequação salarial dos docentes das universidades estaduais do Paraná. "Reconhecemos o empenho do governador no atendimento dos interesses do servidor público. A equiparação salarial para os professores das nossas universidades estaduais é uma realidade", destacou o secretário.

A equiparação salarial para os docentes da carreira do magistério superior com o quadro técnico das universidades, prevista na Lei Estadual nº 17.280/2012, prevê a reposição salarial de 31,73%, divididos em quatro parcelas de 7,14%, a serem repassadas sempre no mês de outubro de 2012 até 2015.

Considerando o reajuste salarial de 6,49%, dado aos servidores públicos do Paraná neste ano, e o pagamento da segunda parcela da equiparação salarial, os docentes das universidades estaduais conquistaram 36,82% de aumento salarial nos últimos três anos. Para 2014 o aumento acumulado nos quatro anos, considerando a reajuste autorizado na data-base e o percentual referente à equiparação, poderá chegar a cerca de 60%.

"Estamos fazendo um esforço muito grande para consertar defasagens que encontramos na administração pública, e essa equiparação dos docentes estaduais com técnicos das universidades estaduais é uma delas. Nosso governo busca corresponder às expectativas do funcionalismo e da sociedade, mas também dedica muita atenção às limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal", disse o governador Beto Richa.

Última modificação: Quarta, 27 Novembro 2013 15:36