Livro de docentes da UENP será lançado nesta quinta em Curitiba

Terça, 10 Julho 2012 15:46

O livro "Ensaios Filosóficos: Antropologia, Neurociência, Linguagem e Educação" será lançado na quinta-feira, 12 de junho, a partir das 19h30, na Livrarias Curitiba do Parkshopping Barigui, na capital, com os organizadores Fábio Antonio Gabriel e Gustavo Luiz Gava. A obra, composta por artigos de professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e outros instituições, é destaque da agenda cultural das Livrarias Curitiba no mês julho.

A obra é organizada em três eixos: Neurociência, antropologia e linguagem em diálogo; Ensaios filosóficos modernos e contemporâneos; Filosofia e Educação: ensaios, diálogos e Propostas Metodológicas para o Ensino. Para o prefaciador, professor-doutor Kleber Bez Birolo Candiotto, docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), o livro possui um conteúdo relevante na medida em que: "Ao consultar a obra, o leitor será instigado pelos constantes e profundos questionamentos oriundos das diversas temáticas abordadas pelos autores, organizada por Fábio Antonio Gabriel e Gustavo Luiz Gava, com exímia apresentação de José Carlos da Silva".

O coordenador do curso de Filosofia da UENP, professor–doutor José Carlos da Silva, enfatiza na apresentação da obra: "As reflexões do livro 'Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação' e seus desdobramentos querem ajudar a formar o homem integral na atual conjuntura em que vivemos. Quanto mais integração houver, mais possibilidade terá o homem de ser cidadão emancipado e capaz de lutar por uma qualidade de vida mais humana, justa e digna do ser humano".

O diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), professor-doutor Antônio Carlos de Souza, um dos autores do livro, ressalta que a obra completa o projeto dos docentes do curso de Filosofia da UENP em parceria com diversos professores de outras instituições da trilogia lançada pela Multifoco: "Filosofia e educação: um diálogo necessário" (2011); "Filosofia e educação: um diálogo entre saberes na contemporaneidade" (2012) e "Ensaios Filosóficos" (2012).

Os autores dos artigos que compõe o livro são os professores da UENP: Antonio Carlos de Souza; Eva Cristina Francisco; Jorge Sobral da Silva Maia; Silvia Borba Zandoná Cadenassi; José Carlos da Silva e Fábio Antonio Gabriel . De outras instituições: Gustavo Luiz Gava (POSITIVO); Ana Paula Ribeiro (PUC-PR); Ari Alex Ramos (PUC-PR); Carlos Willians Jaques Morais (UEPG-UNICAMP); Cleber Dias de Araújo (SEED-PR); Elisandra Angrewski (SEED-PR); Isadora Lima Machado (UNICAMP); Lucas André Teixeira (UNESP); Marcelo Rocha (PUC-PR); Márcia Regina Galvan Campos (SEED PR); Maria Cristina Müller (UEL); Maria Eliane Rosa de Souza (IF-GO); Maurício Silva Alves (PUC-PR); Odirlei Silva de Souza (SEED-PR); Pamela Cristina de Gois (SEED-PR); Ronaldo Mainardes Lemes Pinheiro (SEED-PR). O link da Agenda Cultural cuja versão impressa é anexada na revista Ler e Cia é: http://www.livrariascuritiba.com.br/ CultureAgenda.aspx?monthnow=7&YearNow=2012&idSquare=1

Última modificação: Quinta, 16 Agosto 2012 15:48