PIBID aprova projeto institucional da UENP

Terça, 03 Julho 2012 14:35

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) aprovou projeto institucional da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). As bolsas atreladas ao projeto têm o objetivo de fomentar a formação inicial de profissionais do magistério. O resultado foi divulgado no edital da Capes nº 11/2012, no Diário Oficial da União de terça-feira, 19.

Desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), do Ministério da Educação, o PIBID tem como objetivo elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das universidades. O Programa, que integra o "Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação", visa ainda estreitar as relações entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas, oportunizando ações de parceria na formação inicial e continuada ou em serviço de docentes.

O PIBID prevê como incentivo para a execução destas ações bolsas de fomento para todos os envolvidos pelo período do projeto cuja duração é de um ano. Os bolsistas de iniciação à docência recebem bolsa no valor de R$400; bolsista supervisor, professores da rede básica e pública de ensino, R$765; os coordenadores de área, professores da IES e coordenadores dos subprojetos, R$1.400; o coordenador de área de gestão e também professor da IES, que auxilia no desenvolvimento do projeto junto com o coordenador institucional e que tem como responsabilidade a coordenação do projeto na universidade, R$1.400 e R$1.500, respectivamente.

Na UENP, os cursos que submeteram projetos foram os de Ciências Biológicas e de Licenciatura em Sistemas de Informação, campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes; de Geografia, Letras-Inglês, Letras-Português e Matemática, campus de Cornélio Procópio; Filosofia, História, Matemática e Pedagogia, do campus Jacarezinho.

Os 10 subprojetos aprovados beneficiarão com bolsas 139 acadêmicos de Iniciação à Docência; 20 bolsistas supervisores; 10 bolsistas coordenadores de área; um bolsista coordenador de área de gestão e um bolsista coordenador institucional. Ao todo, o recurso disponibilizado para as bolsas do PIBID será de R$1.055.600,00. O Programa garante ainda recursos de custeio, destinado à aquisição de materiais para execução dos subprojetos, no valor de R$104.250,00 Os subprojetos serão desenvolvidos em parceria com escolas públicas da rede básica de ensino (municipais e estaduais) das cidades de Bandeirantes, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio.

Coordenado pela professora-mestra Carla Holanda da Silva, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), campus de Cornélio Procópio, o PIBID/UENP, que contou o apoio dos Núcleos Regionais de Educação de Cornélio Procópio e Jacarezinho e da Secretaria Municipal de Educação de Jacarezinho, teve resultado positivo também graças ao empenho da coordenação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), por meio da contribuição das professoras-mestras Ana Rita Levandovski e Ana Paula Belomo Castanho e do professor-mestre Maurício de Aquino, que, em princípio, coordenou os trabalhos, esclarecendo e incentivando as licenciaturas da UENP à participação e, posteriormente, ao desenvolvimento do Programa.

Última modificação: Segunda, 20 Agosto 2012 14:36