Há uma necessidade emergencial, indicada inclusive pelos peritos do MEC em visita à instituição neste início de ano no relatório de recredenciamento, de repensar a estrutura de nossos cursos de licenciatura, sobretudo dos cursos presentes nos três campi com estruturas curriculares distintas. A peritagem constatou que: A UENP desenvolve um esforço institucional na revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos e correspondentes adequações às Diretrizes Curriculares Nacionais. Há uma interação maior entre ensino, pesquisa e extensão, o que influi no engajamento maior dos discentes na vida institucional e reflete na qualidade de ensino. Também no Relatório de recredenciamento da instituição os avaliadores externos destacam sobre os laboratórios de atividade pedagógica que ainda há campus e centros com condições insatisfatórias.


Assim, diante dessa disparidade, o Prodocência irá auxiliar também na implantação de novos laboratórios onde há necessidade, e consolidação dos laboratórios já existentes. Os estágios desenvolvidos nos cursos de licenciatura da UENP são realizados nas instituições municipais e estaduais da rede pública e nos estabelecimentos da rede particular de ensino que atendem as diversas cidades da região do Norte do Paraná e sul de São Paulo. Este fator aliado à falta de professores orientadores de estágio na UENP resulta no não acompanhamento direto do professorando nas escolas durante seu estágio. Os alunos dos cursos de licenciatura da UENP desenvolvem o estágio nos estabelecimentos de ensino em suas cidades de origem, com atividades de observação, participação e regência. Por isso contamos diretamente da colaboração dos núcleos regionais de ensino, dos colégios, de seus gestores e professores (supervisores) que colaboram para o efetivo cumprimento da carga horária de estágio obrigatório. Nessa conjuntura são necessárias algumas indagações: como os professores orientadores do estágio supervisionado trabalham dentro de seus cursos? Como ocorre a orientação do trabalho docente para as atividades desenvolvidas em campo? Quais as práticas de estágios estão presentes dentro das licenciaturas da UENP? Quais as relações estabelecidas entre os conteúdos e as metodologias de ensino na formação dos professores das diversas áreas do conhecimento? Quais são as percepções dos alunos em seus cursos de licenciatura sobre o estágio supervisionado e sobre a primeira experiência em sala de aula? Esses seriam os primeiros desafios do Fórum das Licenciaturas da UENP.