A Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP foi criada pela Lei nº 15.300, de 28 de setembro de 2006, com sede na cidade de Jacarezinho, Estado do Paraná. A instituição formou-se a partir de cinco faculdades estaduais: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho (FAEFIJA), Faculdade de Direito do Norte Pioneiro (FUNDINOPI), também localizada na cidade de Jacarezinho, Fundação Faculdades Luiz Meneghel (FFALM), de Bandeirantes e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (FAFICOP). Nos três campi que formam a UENP - Jacarezinho, Cornélio Procópio e Luiz Meneghel- há vinte e dois cursos de graduação. As licenciaturas participantes deste programa somam 16 cursos: Letras Espanhol (um curso), Letras Português e Inglês (quatro cursos), História (um curso), Geografia (dois cursos), Pedagogia (dois cursos), Matemática (dois cursos), Ciências Biológicas (três cursos) e Filosofia (um curso). Essas licenciaturas formam anualmente anualmente cerca de seiscentos e trinta profissionais que atuam, principalmente, nas cidades da região norte do Estado do Paraná e região sul do Estado de São Paulo, envolvendo, aproximadamente, 32 municípios. As licenciaturas da UENP antes compunham faculdades isoladas, e apesar de possuírem longa trajetória na formação de professores há ainda muito que se organizar em relação a pensar o estágio e a articulação das licenciaturas enquanto partes de uma mesma instituição. A instituição oferece a mesma licenciatura em mais de um campus com estrutura curricular distinta, o que significa também que cada campus tem sua forma de organizar o estágio. Diante desta especificidade dos cursos de licenciatura da UENP, o Prodocência auxiliará em um processo já iniciado de articulação entre os diferentes cursos nos três campi. Uma das atividades, sugeridas pela peritagem recente do MEC, será a de rever as estruturas de cursos e centros. Os avaliadores também apontaram para a necessidade de uma política permanente de captação de recursos junto aos órgãos de fomento à pesquisa. Desde 2006, quando a universidade foi criada, há iniciativas nessa direção.


Nos últimos três anos, a instituição passou a participar dos programas federais PIBID, PARFOR, e está em processo de implementação a Educação a Distância, inclusive coma criação recente de uma coordenação específica para essa modalidade de ensino. A proposta é implementar um fórum para investigar o estágio curricular, que consideramos ser o cerne dos cursos de licenciaturas. O estágio representa o nexo das disciplinas de um curso de licenciatura. Assim, um espaço para refletir sobre o campo seria também uma forma de consolidar as licenciaturas desta universidade como campo de formação de professores e também como campo de pesquisa. Além disso, possibilita articular ações de extensão, como por exemplo, cursos à comunidade externa, sobretudo a professores e alunos da educação básica.


Dessa forma, a tríplice base das universidades poderia se articular a partir desta proposta de um Fórum das Licenciaturas: ensino, pesquisa e extensão. Além disso, consideramos que o fórum contribuirá para buscarmos uma identidade docente para os cursos de licenciaturas da UENP, processo ainda em construção. Também será implantado Seminários de Estágio em cada curso, como evento de diálogo e trocas entre os alunos que vivenciaram as atividades de estágio e os colegas das outras séries. Esses Seminários podem acontecer em concomitância com os eventos e mostras do PIBID, o que enriquecerá o debate sobre a área de ensino e estágios na instituição.