GALPÃO CULTURAL
Apresentação
O Galpão Cultural Romano Nunes "Cabelo" é um equipamento cultural destinado exclusivamente para a realização de projetos culturais da Universidade e da comunidade externa. Atualmente, são realizadas oficinas de cultura e arte, atendendo públicos distintos, tais como crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
O espaço, que já esteve situado no prédio da Reitoria da Universidade, agora incorpora as instalações do Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP, que está sediado na Avenida Marciano de Barros, número 700, em Jacarezinho/PR - (Local cedido pela Tecpar à UENP).
Homenagem ao músico Romano Nunes
João Batista Nunes (1945-2015), nacionalmente conhecido como Romano Nunes, nasceu em
Carlópolis e com um ano de idade mudou-se para Jacarezinho com os pais Rosa Romano Nunes e Juvêncio Antônio Nunes. Foi em nossa terra que o artista, carinhosamente conhecido como Cabelo, descobriu a música e deu os primeiros passos de sua trajetória artística. Em 1967, Cabelo mudou-se para a capital paranaense, onde consolidou-se profissionalmente e desenvolveu sua carreira como violonista, violeiro e guitarrista, além de compositor, diretor musical e arranjador. Romano Nunes foi um dos mais talentosos e virtuosos instrumentistas do Paraná.
Com intenso trânsito na UENP, Cabelo nutria o sonho constituir um espaço cultural para oferta de atividades artísticas, sobretudo, para os jovens. Ao atribuir seu nome a este equipamento de cultura, a Universidade presta uma homenagem ao artista que tão bem representou a nossa região.
Endereço
Av. Marciano de Barros, n°700, Estação, Jacarezinho/PR.
MUSEU DE ARTE E CULTURA POPULAR DO NORTE DO PARANÁ
Apresentação
Nasce um Museu de Arte e Cultura Popular…
Na primavera de 2018, o escultor e ceramista Joãozinho Caldeira, o Poeta do Barro, encaminhou à Universidade Estadual do Norte do Paraná um pedido para que parte de sua produção fosse salvaguardada pela Instituição, já que ele não dispunha de local adequado para seu acondicionamento. Na ocasião, mais de 100 peças foram abrigadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), que, em um espaço provisório, acondicionou-as, resguardando-as, assim, de possíveis danos. De lá para cá, a UENP realizou exposições do acervo nos três campi e, também, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).
A circulação das obras do Poeta do Barro, em consonância com as ações realizadas pela PROEC, como a Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira, a Mostra de Cultura Indígena, as oficinas de capoeira, percussão e de carnaval, descortinam a força das expressões populares da região Nordeste do Paraná que demandam à UENP um olhar atento para as produções artísticas e para as manifestações culturais do nosso povo. Um museu carecia de ser criado.
Fruto de uma política cultural da UENP, o “Programa de Desenvolvimento da Cultura”, com o objetivo de preservar e difundir os saberes tradicionais, as religiosidades, as expressões artísticas, as festividades populares que constituem a identidade cultural desta região, nasce um Museu de Arte e Cultura Popular. Diante desse cenário no qual se conjugam os anseios da comunidade e as políticas da Universidade, este Museu, espaço de articulação de ações de extensão, ensino e pesquisa, ao mesmo tempo em que favorece, reforça e impulsiona o compromisso da UENP em atender com excelência a região que a acolhe com carinho.
Missão, Visão, Valores e Princípio
Missão: Promover o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural da região nordeste do Paraná, sobretudo das manifestações culturais populares.
Visão: Ser um espaço de referência para a região nordeste do Paraná no que diz respeito à gestão e à implementação de projetos culturais e educativos, e ao apoio aos produtores de arte e cultura popular.
Valores e princípios: Responsabilidade com a produção e a difusão da cultura popular na região nordeste do Paraná.
ÉTICA em todas as ações realizadas pelo Museu.
TRANSPARÊNCIA na gestão do espaço museológico.
COMPROMISSO SOCIAL com as comunidades populares e de povos tradicionais da região.
Horário de funcionamento
Todos os dias, das 08hs às 12hs, e das 13hs às 18hs.
Visitas guiadas nas segundas, quartas e sextas, mediante agendamento prévio pelo e-mail
Site
https://museu.uenp.edu.br
Endereço
Av. Marciano de Barros, n°700, Estação, Jacarezinho/PR.
CEDHIS/UENP
Apresentação
O Centro de Documentação Histórica (CEDHIS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná tem por objetivo recolher, guardar e preservar o patrimônio documental da região nordeste do Paraná, a fim de servir de apoio à pesquisa. Dessa forma, busca-se a preservação e (re) construção da história e da memória do chamado “norte pioneiro”, para além das memórias das elites, inscrevendo nelas também as experiências dos mais diversos grupos sociais e étnicos, presentes na história da região.
Ao se preocupar em preservar as experiências de todos os cidadãos, o CEDHIS desempenha importante papel político em uma sociedade democrática que deve possibilitar que haja, nas disputas pelas memórias, minimamente, equanimidade de forças e resistência entre os diferentes grupos no e pelo poder.
Assim, o CEDHIS tem a importante função de possibilitar a reconstrução da história da região nordeste do Paraná incluindo os diferentes atores que dela participaram, ricos e pobres, fazendeiros, sitiantes e colonos, políticos, médicos, pedreiros, lavadeiras, prostitutas, negros, brancos e indígenas, imigrantes e migrantes. Enfim, todos os sujeitos sobre os quais restaram vestígios que possam ser preservados em um centro de documentação.
Formulário para atendimento
https://forms.gle/oy3yKe9m9UQsu4Zf9
Sites
https://atom.uenp.edu.br/
https://www.instagram.com/cedhis.uenp
Endereço
Av. Marciano de Barros, n°700, Estação, Jacarezinho/PR.