Atualmente é crescente a utilização de tecnologias de informação e comunicação, tais como objetos de aprendizagem e robótica, para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. A robótica educacional, especialmente, tem provado despertar interesse nos alunos, por permitir manuseio físico e participação ativa no processo de desenvolvimento de projetos. O presente projeto de extensão propõe integrar os estudantes de Licenciatura em Computação da UENP com os alunos do ensino fundamental e médio de Bandeirantes e região. Ao mesmo tempo em que oferece um campo de estágio, incentivando os futuros licenciados, promove o interesse pelo estudo de ciências entre os beneficiados pelo projeto, levando-os a cursar o ensino superior e promovendo a elevação do nível socio-econômico.
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL PARA O ATENDIMENTO DE PESSOAS COM SURDEZ, CEGUEIRA, BAIXA VISÃO E DISLEXIA
O presente projeto visa contribuir à inclusão social de pessoas surdas, cegas, com baixa visão e dislexia, através do domínio da informática, como ferramenta tecnológica de acesso ao mercado de trabalho. Vincula-se ao Subprograma Incubadora dos Direitos Sociais no que diz respeito à defesa dos direitos sociais dessa parcela da população e de ações que promovam a inclusão social, possibilitando a geração de renda. O aporte teórico-metodológico oportuniza o desenvolvimento de programas específicos e ferramentas tecnológicas, como uso dos softwares Dosvox, NVDA e Jaws; programas Word, Excel, Power Point e Internet Explorer. A instituição proponente disponibiliza laboratório de informáinformática e equipamentos de hardware específicos para atendimento do público-alvo.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL DA AGRICULTURA FAMILIAR PELOS CONHECIMENTOS DAS POTENCIALIDADES DO USO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA REDUÇÃO DA APLICAÇÃO DE ADUBOS QUÍMICOS NO MUNICÍPIO DE CARLÓPOLIS: APLICAÇÃO PRÁTICA
Atualmente o grande desafio para a agropecuária da região norte do Paraná, está centrado na implantação de ações que promovam a geração de tecnologias voltadas para a diversificação, agregação de valor e diminuição de custos de produção, principalmente para os pequenos agricultores (agricultura familiar), as quais são necessárias para promover a permanência do homem no campo com qualidade de vida em consonância com o meio ambiente. Visando o proposto, o projeto será desenvolvido no município de Carlópolis, com IDH-M de 0,727, em propriedades já assistidas pelo programa USF, com implantação de técnicas de adubação orgânica, em substituição a química nas culturas do milho, café, hortaliças e frutíferas, avaliando a produção e a qualidade do solo, integrando os agentes envolvidos no projeto.
AÇÕES DE APOIO A SAÚDE NA MELHORIA DO SANEAMENTO BÁSICO DE COMUNIDADE RURAL FAMILIAR NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ
Em comunidades rurais o lixo é desprezado de qualquer maneira, possibilitando o surgimento de doenças. Dentre os efeitos indesejáveis que a disposição inadequada de lixo pode ocasionar a propagação de bactérias e a proliferação de vetores de doenças, são os mais importantes. Torna-se, então, necessária uma conscientização sobre os problemas causados com o lixo produzido nas comunidades rurais. o projeto atenderá a comunidade Guay na cidade de Pinhalão. O plano de gerenciamento de resíduos sólidos será elaborado a partir levantamento da situação atual da comunidade, acompanhado de campanhas educativas, palestras, orientações e oficinas. Com as ações do projeto, esperamos formar nos moradores a noção de responsabilidade e de compromisso com a saúde e qualidade de vida das famílias.
A REDE DE ATENÇÃO MATERNO-INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CONGONHINHAS: O CUIDADO E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA GESTANTES, PUÉPERAS E CRIANÇAS NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MÃE PARANAENSE
O Município de Congonhinhas, Paraná, apresenta um IDH de 0,692, o segundo menor da região, e seu Coeficiente de Mortalidade Infantil dos últimos quatro anos demonstrou-se acima do índice do Estado, com 22% de gestantes adolescentes e 29% óbitos evitáveis. Este projeto tem como objetivo auxiliar este município na implantação da Rede de Atenção à Saúde Materno-infantil, de acordo com a Política do Estado do Paraná organizada pelo Programa Mãe Paranaense. Serão desenvolvidos ações de cuidado e educativas para gestantes, puérperas, recém-nascidos, crianças menores de um ano e suas famílias, além de capacitação para os profissionais de saúde para implantação do Programa Mãe Paranaense e continuidade deste trabalho, buscando contribuir com a melhoria do acesso e do atendimento a esta população.