sisu quarta chamada

APRESENTAÇÃO

É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em direito. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses do cliente em diversos campos. Resolve litígios que envolvem indivíduos ou empregados e empregadores. Há duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, é necessário ter ainda dois anos de inscrição na OAB como advogado.

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Direito – Bacharelado, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Estadual nº 5.593, com implantação da primeira turma em 1970. Em 1974 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 74.030. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 2.657 de 14 de setembro de 2011, válida pelo prazo de 6(seis) anos.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O curso de graduação em Direito tem por princípio assegurar o perfil do graduando, através de uma sólida formação geral, de base humanística e axiológica, que o levará a desenvolver capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, além de adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais. Deverá ainda desenvolver uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, no âmbito judicial ou extrajudicial, com a finalidade de atuar no exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.

Levando-se em conta a inserção local, regional e global, procura-se garantir ao graduado qualidade da formação profissional numa dúplice dimensão: qualidade formal, que diz respeito ao conteúdo curricular e qualidade social, que corresponde ao envolvimento crítico com os problemas da sociedade, buscando-se formar, sobretudo, condutas éticas associadas à responsabilidade social e profissional.

Com a finalidade de difundir e aperfeiçoar a cultura técnico-científica na área do Direito, a Faculdade tem preparado os futuros profissionais para que possam difundir, através das mais diversas ocupações, os ideais de justiça e solidariedade, revelando um perfil que espelha os reflexos de um ensino comprometido com uma visão humanística.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Advocacia forense, Consultoria, Assessoria e Direção jurídica, Magistratura, Ministério Público da União e dos Estados, Defensoria Pública, Advocacias da União, dos Estados e Municípios, Magistério jurídico, Carreiras públicas cujo requisito seja o bacharelato em direito e outras atividades correlatas.

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2010, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Direito - Bacharelado

Carga Horária: 3.830 horas

Turno: Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 70

Período de integralização: Mínimo de 05 (cinco) e Máximo de 08 (oito) anos.

Modalidade: Presencial

 

 

CONTATOS:    
Coordenador: Soraya Saad Lopes Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vice-Coordenador: Fernando de Brito Alves Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadora de Estágio: Samia Saad Gallotti Bonavides Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Representantes docentes: Allaymer Ronaldo Régis dos B. Bonesso  
  Edinilson Donisete Machado  
  Luiz Fernando Kasmierczak  
Representante discente: Thomas Nogueira Tozzi  
Telefone fixo do setor: (43) 3252-0862