SiSU UENP

APRESENTAÇÃO

A Graduação em Filosofia tem por objetivo formar profissionais que sendo licenciados poderão, na área de ensino, lecionar em escolas de Ensino Médio e na de Ensino Superior, devendo para este último possuir pós-graduação. Outro objetivo é promover na área de Pesquisa, o desenvolvimento de estudos acadêmicos sobre diversos temas nas áreas de lógica, filosofia da ciência, ética, estética, filosofia da arte ou da política, entre outros.


O Licenciado em Filosofia deve demonstrar conhecimento tanto da história quanto dos problemas fundamentais da Filosofia e dominando, especialmente, as técnicas de análise de texto e de argumentação. O licenciado também deve estar habilitado para enfrentar com sucesso o desafio de despertar os adolescentes e jovens para a reflexão filosófica, bem como transmitir aos alunos da Educação Básica o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador crítico e independente.

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Filosofia – Licenciatura, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Estadual nº 5.761, com implantação da primeira turma em 2007. Em 1983 foi reconhecido pelo Decreto Estadual nº 5.754. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 9.967 de 23 de janeiro de 2014, válida pelo prazo de 3(três) anos.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O licenciado na Graduação em Filosofia – Licenciatura do CCHE/CJ da UENP deve estar habilitado a dar sua contribuição ao ensino de filosofia na educação Básica, demonstrando conhecimento tanto da história quanto dos problemas fundamentais da Filosofia e dominando, especialmente, as técnicas de análise de texto e de argumentação. O licenciado também deve estar habilitado para enfrentar com sucesso o desafio de despertar os adolescentes e jovens para a reflexão filosófica, bem como transmitir aos alunos da Educação Básica o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador crítico e independente. Deve possuir desenvoltura e domínio dos temas a serem abordados em sala de aula, primando, sempre pela formação de uma consciência crítica acerca dos eventos e fatos ocorridos no contexto em estudo. Conter familiaridade e habilidade com a prática pedagógica, aliadas ao interesse constante para com a evolução dos métodos de ensino e saber utilizarem as novas tecnologias em sala de aula, com segurança e domínio. Assim, o licenciado terá condições de apresentar à sua comunidade escolar como um intelectual que analisa os valores que orientam o pensar e agir dos homens.

No decorrer do Curso será oportunizado ao futuro profissional da filosofia a possibilidade de adquirir competência didático-pedagógica e teórico-metodológica para o ensino da Filosofia e para a pesquisa em Filosofia, numa perspectiva dialético dialógica, sem apresentar a Filosofia como corpo doutrinário, ideológico, dogmático ou algo semelhante.

Além do mais, os egressos poderão contribuir profissionalmente também em outras áreas, no debate interdisciplinar, nas assessorias culturais entre outros.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

- Atuar no magistério e ensino de Filosofia na Educação Básica na esfera pública e privada.

- Participar ativamente na promoção humana.

- Assessorias culturais.

- Promover e atualizar a pesquisa científica no campo filosófico.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2013, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Filosofia – Licenciatura

Carga Horária: 2.920 horas

Turno: Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 50

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 06 (seis) anos.

Modalidade: Presencial

 

 

CONTATOS:    
Coordenador: José Carlos da Silva Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vice-Coordenador: Alexander Gonçalves Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadora de Estágio: Lurdes de Vargas Silveira Schio Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Representantes docentes: Guilherme Muller Junior Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Representante discente: Ariane Fagá Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone fixo do setor: 3527-1243