sisu terceira

GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA – Bacharelado

Para conclusão do curso, o estudante deverá comprovar o cumprimento de 200 horas de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC), de acordo com o disposto no Regulamento que segue.

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) DO COLEGIADO DO CURSO DE ODONTOLOGIA

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º.  O presente regulamento tem por finalidade normatizar as Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) do Curso de Odontologia – CCS/CJ.

CAPÍTULO II

DA CARACTERIZAÇÃO

Art. 2º. Entende-se por AAC as atividades ligadas à formação acadêmica do aluno, suplementares aos conteúdos ministrados nas disciplinas constantes do currículo pleno, em observância à modalidade do curso de graduação.

Art. 3º. As AAC constituem-se em componente curricular que deve contemplar aspectos pertinentes à área de formação.

Art. 4º. As AAC do curso de Odontologia serão organizadas contemplando, obrigatoriamente, as seguintes categorias:

I - Atividades de ensino;

II - Atividades de pesquisa;

III - Atividades de extensão.

§ 1º. O estágio não-obrigatório pode ser computado como AAC, nas condições estabelecidas por esse Regulamento, desde que desenvolvido no decorrer do curso na respectiva área de formação.

§ 2º. As atividades que integram as categorias previstas nos incisos deste artigo, com suas respectivas cargas horárias, serão elencadas por este regulamento em tabela própria.

CAPÍTULO III

DA CARGA HORÁRIA

Art. 5º. As AAC compreendem no mínimo 200 (duzentas) horas.

§ 1º. A carga horária total deve ser desenvolvida pelo estudante entre atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma que nenhuma delas venha a responder, isoladamente, por mais de 50% do total de horas previsto.

§ 2º. O total da carga horária de AAC no curso de Odontologia será distribuído a critério do estudante, que deverá comprová-lo até o término do 5º ano do curso.

§ 3º. Para acompanhamento anual da carga horária cumprida pelo estudante, o Colegiado adotará metodologia de controle e registro.

§ 4º. As atividades desenvolvidas na modalidade à distância serão reconhecidas no limite de 20% da carga horária total para integralização das AAC.

CAPÍTULO IV

DOS PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO

Art. 6º. As atribuições e os mecanismos para controle e registro interno das AAC seguirão o disposto neste Regulamento, podendo ser reorganizadas durante a implantação do curso, a critério do Colegiado.

Art. 7º. O controle das AAC será feito por professores do curso de Odontologia.

§ 1º. Cada turma terá um professor responsável, que preferencialmente, deverá acompanhá-la do ingresso à conclusão do curso.

§ 2º. A distribuição das turmas ente os professores será feita pelo Coordenador do Colegiado.

Art. 8º. O aluno deverá entregar, anualmente, ao professor representante da turma, o quantitativo das horas desenvolvidas, preenchendo a ficha correspondente e comprovando a participação em atividades com fotocópias dos documentos.

Parágrafo único. A documentação das atividades desenvolvidas deve ser entregue em data estabelecida pelo docente responsável.

Art. 9º. Caberá ao professor representante de turma avaliar e encaminhar as atividades da turma ao Coordenador de Colegiado, em formulário próprio, até 15 (quinze) dias antes do término do ano letivo, para providências junto à Divisão Acadêmica.

Parágrafo único. Para fins de controle, no início de cada período letivo, o professor responsável deverá disponibilizar à turma o extrato de horas cumpridas por aluno em cada ano letivo, observado formulário próprio.

Art. 10. Compete ao Coordenador do Colegiado de Curso, assessorado pela Secretaria do seu Centro de Estudo, antes do término do período letivo, encaminhar à Divisão Acadêmica do Campus a carga horária cumprida por aluno, para registro no histórico escolar.

Art. 11. Para controle e registro interno das AAC, o Colegiado deve observar os seguintes procedimentos:

I - A carga horária cumprida por meio de atividades de ensino, na forma de monitoria acadêmica, será lançada a partir do relatório final de monitoria por disciplina, encaminhado pelo docente responsável;

II - A carga horária referente à participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio de projetos, será comprovada mediante declaração emitida pelos respectivos Coordenadores dos projetos;

III - A carga horária referente à participação em estágios não-obrigatórios, relacionados à área de formação, será lançada a partir do relatório expedido pela concedente do estágio, com aproveitamento de carga horária indicado em tabela própria.

§ 1º. Somente será convalidada a participação em AAC que puder ser comprovada por atestado, certificado ou outro documento idôneo.

§ 2º. Somente serão convalidadas as atividades de AAC desenvolvidas em período concomitante à matrícula e frequência regular do estudante no curso.

CAPÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 12. Como componente curricular, a AAC assume caráter obrigatório, devendo ser cumprida pelo estudante em conformidade a este Regulamento, como condição para integralização do curso.

Art. 13. As AAC serão reconhecidas e registradas no histórico escolar pelo quantitativo de horas exigido na matriz curricular.

Art. 14. As AAC não podem ser aproveitadas para a concessão de dispensa de disciplinas integrantes da estrutura curricular do curso.

Art. 15. A classificação das atividades, bem como a indicação de carga horária, estão organizadas nas tabelas em anexo.

Parágrafo único. À critério do Colegiado de Curso, outras atividades poderão ser convalidadas como AAC, desde que enquadradas nas categorias estabelecidas e que tenham relação com a área de formação.

Art. 16. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva do Colegiado de Odontologia.

 

TABELAS DE ATIVIDADES E PONTUAÇÃO DE CARGA HORÁRIA PARA AAC

TABELA I – CATEGORIA: ENSINO

ENSINO

Modalidade

Descrição

Requisitos

Carga horária

máxima

Estágio não-obrigatório na área de formação

Deve ter convênio com instituições públicas e/ou privadas que sejam reconhecidas por esta Universidade.

Documento comprobatório fornecido pela Entidade Conveniada da unidade

Até 20 horas no ano letivo

Monitoria de disciplina

Em disciplinas regulares dos Cursos de Graduação do CJ

(Com o mínimo 6 meses de desenvolvimento de atividade)

Atestado / declaração fornecido pelo professor responsável pela disciplina

Até 20 horas por ano letivo

Disciplina que não pertence à grade curricular do curso

Podem ser realizadas em outros cursos de graduação desta Universidade ou de outras Instituições de Ensino Superior Públicas.

Atestado fornecido pela IES em que conste a aprovação ou histórico escolar.

Até 10 horas por disciplina

Colaboração

Em cursos de pequena duração (oficinas, minicursos em eventos científicos, no Campus Universitário ou fora dele, com duração mínima de 4 horas)

Atestado/ declaração fornecido pelo professor responsável pela atividade, constando carga horária e período.

Até 3 atividades por ano letivo, com aproveitamento da CH total da atividade.

Formação Complementar

Em cursos de pequena duração (mínimo 4h).

Declaração do professor ou instrutor. Certificado.

Até 3 atividades, ou total de 12 horas, por ano letivo.

Formação Complementar

Em cursos de aperfeiçoamento

(mínimo 180h).

Declaração do professor ou instrutor. Certificado.

Até 15 horas por ano letivo.

Formação Complementar

Em cursos de especialização (mínimo 360h).

Declaração do professor ou instrutor. Certificado.

Até 20 horas, por ano letivo.

 

TABELA II – CATEGORIA: PESQUISA

PESQUISA

Modalidade

Descrição

Requisitos

Carga horária

máxima

Pesquisa de

Iniciação Científica

30 horas

O projeto de pesquisa deve ser orientado por docentes da UENP.

Declaração do orientador, com período e carga horária.

Até 30 horas por ano letivo

Grupo de Pesquisa

Participação em Grupo de Pesquisa da Instituição sob orientação de Professor.

Declaração do Líder do GP, com indicação de período.

Até 20 horas por ano letivo.

Grupo de Estudos

Cadastramento e participação em grupos de estudo certificados pela UENP ou outra instituição escolar de nível superior.

Declaração do coordenador, com carga horária e período de participação.

Até 15 horas por ano letivo

Trabalhos Publicados na área

Publicações de trabalhos completos em periódicos, anais, jornais, revistas, livros e outros órgãos de veiculação.

Cópia da publicação.

Até 10 horas por atividade, no limite de 30 horas por ano letivo

Participação em eventos científicos na área Odontologia (Biológicas ou da Saúde)

Participação em eventos científicos na área de

Odontologia (Biológicas ou da Saúde) como ouvinte ou apresentador de trabalho tais como: pôster ou comunicação.

Certificado

Até 15 horas por atividade, no limite de 30 horas por ano letivo.

Participação em eventos científicos em outras áreas

Participação em eventos científicos em outras áreas como ouvinte ou apresentador de trabalho tais como: pôster ou comunicação.

Certificado

Até 10 horas por atividade, no limite de 20 horas por ano letivo

Bancas de defesa de

TCC, dissertações e teses

Assistência a bancas de

TCC, dissertações e teses apresentadas em cursos de graduação, aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado.

Formulário elaborado pela coordenação das AAC, constando data, orientador, candidato, título, assinatura do orientador do trabalho.

Até 5 horas por atividade, no limite de 10 horas por ano letivo.

 

TABELA III – CATEGORIA: EXTENSÃO

EXTENSÃO

Modalidade

Descrição

Requisitos

Carga horária

máxima

Participação em Projetos e Programas de Extensão como aluno bolsista ou voluntário.

Cadastrados e aprovados pela Pró-Reitoria de Extensão, Mínimo de 6 meses de desenvolvimento de atividade pelo estudante no ano letivo.

Documento

Comprobatório do orientador, com período e carga horária.

Até 20 horas por ano letivo

Organização de eventos

Seminários, simpósios, congressos, conferências e palestras ou outros cursos pertinentes à área de formação.

Certificado ou declaração da comissão organizadora

Até 15 horas por atividade ou ano letivo.

Representação em

Entidades Estudantis e órgãos colegiados e outras comissões.

Representações, por meio de cargos eletivos e/ou indicações.

Portaria de nomeação e/ou homologação de eleições.

Até 15 horas por atividade ou ano letivo.

Cursos de extensão universitária

Ministrar ou frequentar cursos de extensão.

Certificado ou declaração do responsável.

Até 10 horas por curso, no limite de 20 horas por ano letivo.