APRESENTAÇÃO
O Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da UENP Campus de Cornélio Procópio é um curso voltado à formação de profissionais aptos a atuarem como professores de Ciências Naturais (no Ensino Fundamental), de Biologia (no Ensino Médio) e no Ensino Superior, nas áreas das Ciências Biológicas e afins. Ao considerar a carga horária e os componentes curriculares obrigatórios e eletivos de seu Projeto Pedagógico, o Curso de Ciências Biológicas em questão também se configura por instrumentalizar seus estudantes para o exercício da atividade profissional do biólogo, mediante registro e autorização do Conselho Regional de Classe. Em síntese, o referido Curso visa uma formação integral de seus estudantes, seja para a atuação no campo da docência seja para a atuação como profissional técnico.
HISTÓRICO DO CURSO
O Curso de Ciências Biológicas – Habilitação: Licenciatura, do Campus de Cornélio Procópio, foi criado em 28 de fevereiro de 1974 e reconhecido em 23 de junho de 1977 pelo Decreto Federal nº 79.844. No ano de 2002, em função da lei que extinguiu os cursos de Licenciatura Curta, o curso em questão foi transformado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Em 2010, o curso foi reformulado e passou a ter duração de cinco anos, ainda no período noturno. Em 2019, o curso foi completamente reestruturado, tornando-se um curso integral de 4 anos de duração, com carga horária de 4740 horas, sofrendo uma nova alteração em 2022 para atender a legislação vigente. Este novo PPC iniciará no ano letivo de 2023.
PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO
O licenciado deve estar apto a atuar no ensino de Ciências/Biologia na Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio), incluindo conhecimentos em métodos e técnicas do trabalho didático-pedagógico.
Além disso, em conformidade com a Resolução CFBio nº 300/2012 (que estabelece os requisitos mínimos para o Biólogo atuar em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres e outras atividades profissionais nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção), deve estar apto a atuar na pesquisa científica básica e aplicada, nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, bem como no planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas, visando o trabalho com projetos. Também deve estar preparado para atuar no Ensino Superior.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
O Biólogo Licenciado é o profissional apto para atuar na docência de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental, Médio e Superior, e em atividades correlatas. Além da docência, de acordo com o estabelecido na Resolução nº 227/2010, algumas atividades que podem ser desenvolvidas por biólogos são:
Assistência, assessoria, consultoria, aconselhamento, recomendação; Direção, gerenciamento, fiscalização; Ensino, extensão, desenvolvimento, divulgação técnica; Estudo de viabilidade técnica, ambiental, socioambiental; Exame, análise e diagnóstico laboratorial, vistoria, perícia, avaliação, laudo, relatório técnico, licenciamento, auditoria; Formulação, coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, pesquisa, análise, ensaio, serviço técnico; Gestão, orientação, responsabilidade técnica; Manejo, conservação;
PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR
Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura
Carga Horária: 4.730 horas
Turno: Integral
Regime: Seriado Semestral
Vagas: 40
Período de integralização: Mínimo de 04 anos e Máximo de 06 anos
Modalidade: Presencial
CONTATOS:
Coordenadora do Colegiado do Curso de Graduação: Kathya Assmann Modesto -
Vice Coordenador: Viviane Sandra Alves -
Coordenador de Estágio Supervisionado Obrigatório: Carlos Eduardo Aggio -
Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso: Emanuele Júlio Galvão França -
Coordenador de Atividade Curricular de Extensão (AEX): Lindalva Pereira -
Representante discente:
Fone: (43) 3520-1778