Vestibular UENP

APRESENTAÇÃO

O curso de Ciências Biológicas – por meio de um currículo abrangente e integrado, com visão generalista de todos os níveis de organização biológica – tem como objetivo formar biólogos e profissionais que se dediquem ao ensino e à pesquisa, capacitados a tratar os problemas ambientais de maneira integrada, atuando na preservação e no monitoramento dos ecossistemas, assumindo um caráter essencialmente holístico.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura, iniciaram na década de 70, quando em 28/02/1974 foi criado o Curso de Licenciatura em Ciências – Habilitação em Biologia, e reconhecido pelo Decreto Federal 79.844, de 23/06/1977. Em função da alteração proposta pela Lei nº 9394/96 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, tornou-se extinto o curso de Licenciatura Curta, e para que houvesse adequação a nova ordem social do país e do mundo, o curso foi transformado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, através do Decreto Estadual nº 5.840, de 03/07/2002. Posteriormente, em 2005, o Curso passou por nova adequação Projeto Político Pedagógico, que foi aceita e aprovada pelos Decretos Estaduais nº 5470 de 05/10/2005 e nº 5469 de 05/10/2005. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 5.223 de 4 de outubro de 2016, válida pelo prazo de 5(cinco) anos.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O graduado em Ciências Biológicas deverá possuir formação básica, ampla e sólida, crítica e criativa, com adequada fundamentação teórico-prática que inclua o conhecimento profundo da diversidade biológica, a organização do nível macro ao microscópico, sua história e relações filogenéticas, padrões de distribuição e relações com o ambiente.

Deve-se salientar ainda, que o biólogo licenciado deve apropriar-se de conhecimento científico adequado a sua profissionalização, para que possa atuar no ensino de Ciências Biológicas no Ensino Fundamental e Médio, incluindo também amplos conhecimentos em métodos e técnicas de trabalho pedagógico. Assim, além do saber científico em Ciências Biológicas, o licenciado deverá, mediante integralização do currículo, dominar amplamente o saber fazer de profissional da educação, bem como do profissional Biólogo.

Deve também, ser capaz de compreender o processo histórico de construção do conhecimento na área de biologia, no que diz respeito a conceitos, princípios e teoria, bem como a compreensão do significado das Ciências Biológicas para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, e mostrar-se um cidadão cientificamente educado, capaz de fazer uma leitura crítica da realidade, percebendo que as condições de vida não dependem só das causas biológicas, mas também das questões sociais, políticas e econômicas.

O licenciado em biologia deve ser comprometido com os resultados de sua atuação; ser um profissional consciente, preocupado e comprometido com os objetivos da educação, com a prática educativa em seus vários momentos e fazer pedagógicos, com a produção do conhecimento e com a formação da educação cientifica.

O Licenciado em Biologia deve estar apto a atuar na pesquisa científica básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas; bem como para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, assessorias, consultorias, emissão de laudos técnicos, inventários, pareceres, nas diferentes áreas de Ciências Biológicas. O Licenciado em Ciências Biológicas também deve estar preparado para atuar no Ensino Superior.

Em suma, o biólogo licenciado deve estar preparado para a atuação como produtor e divulgador do conhecimento; deve também ser educador e formador de opinião, bem como cidadão responsável e atuante na preservação e conservação do meio onde vive.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O licenciado em biologia pode atuar:

No campo de Ensino: De Ciências no Ensino Fundamental; de Biologia no Ensino Médio e de uma área das áreas ou sub-áreas da biologia, no Ensino Superior.

O CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA – CFBio na resolução nº 10 de 05/07/2003 define que:

“Art. 1º São as seguintes as Atividades Profissionais do Biólogo:

  • Na Prestação de Serviços:

  • Proposição de estudos, projetos de pesquisa e/ou serviços;

  • Execução de análises laboratoriais e para fins de diagnósticos, estudos e projetos de pesquisa, de docência de análise de projetos/processos e de fiscalização;

  • Coordenação/orientação de estudos/projetos de pesquisa e/ou serviços;

  • Supervisão de estudos/projetos de pesquisa e/ou serviços;

  • Ocupação de cargos técnico-administrativos em diferentes níveis;

  • Atuação como responsável técnico (TRT).”

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2011, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura

Carga Horária: 3.543 horas

Turno: Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 05 (cinco) e Máximo de 07 (sete) anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador: Augusto Seawright Zanatta – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vice Coordenador: Emanuele Julio Galvão de França – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenador de Estágio: Rodrigo de Souza Poletto – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Representantes docentes: Lindalva Pereira

Lucken Bueno Lucas

Kathya Assmann Modesto

Representante discente: Barbara Lopes da Rocha

 

Fone: (43) 3904-1922