FÁBIO HENRIQUE ROSA SENEFONTE

Título do Projeto

Função

Datas de início e término do projeto

Carga horária dedicada ao projeto

No. do SECAPEE

Modalidade

Programa de Extensão Paraná fala Idiomas, Inglês, Francês, Português e Espanhol

Coordenador

05.02.2023

a

28.03.2026

4h

6236

Extensão

Centro de Internacional de Idiomas

Coordenador

10.03.2022

a

09.03.2026

4h

6130

Extensão

O Processo de Internacionalização da Universidade Estadual do Norte do Paraná

Coordenador

07.04.2024

a

06.04.2027

4h

7104

Pesquisa

 

RAQUEL GAMERO

Título do Projeto

Função

Datas de início e término do projeto

Carga horária dedicada ao projeto

No. do SECAPEE

Modalidade

Teaching English
language for young
learners:trends and
materials

Coordenadora

06.05.2025

a

05.05.2026

6h

7578

Extensão

 

 

 

 

 

 

NULIN 

Apresentação

O Núcleo de Línguas Adicionais (NULIN), do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), composto pelo Curso de Graduação em Letras (Português/Inglês) e pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), do campus de Cornélio Procópio, tem o objetivo de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à comunidade
interna e externa da UENP.

1º. As atividades descritas no caput visam promover a integração universidade-sociedade, com concentração nas atividades que envolvam, prioritariamente, o ensino de línguas adicionais, internacionalização e inovação em processos de ensino e aprendizagem de línguas adicionais e formação de professores.
2º. Língua adicional é um conceito abrangente para se referir a qualquer língua não materna (língua estrangeira, oficial, de herança, de imigração, segunda língua).


Para o cumprimento de suas finalidades, o NULIN observará as diretrizes, metas e políticas do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), de Cornélio Procópio, da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) da UENP e de políticas públicas estaduais para o fomento ao ensino, pesquisa e extensão voltados a línguas adicionais.
1º. O NULIN é definido como um ambiente direcionado ao ensino, aprendizagem e formação de professores de línguas adicionais, respectivas culturas e literaturas, bem como ações de pesquisa e de extensão.
2º. As atividades a serem desenvolvidas pelo NULIN têm por princípio:

I. Desenvolver projetos e programas que envolvam as línguas adicionais, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão.
II. Prestar serviços diretamente vinculados à área de línguas adicionais.
III. Dar suporte para ações de intercâmbio com embaixadas, entidades culturais, nacionais e internacionais, para promoção de ações e projetos conjuntos, em apoio ao desenvolvimento e ao fortalecimento da internacionalização e da inovação.
IV. Abrigar políticas públicas voltadas ao incremento de línguas adicionais, à internacionalização e à inovação de processos de ensino e aprendizagem de línguas.