GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Licenciatura

 

APRESENTAÇÃO

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivo a formação de um profissional Licenciado em Biologia que possa atuar como professor de Ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais e Biologia no Ensino Médio e no Ensino Superior, nas áreas que integram as Ciências Biológicas, bem como pesquisador nas diversas áreas das Ciências Biológicas, da Educação e áreas afins. A formação desse profissional deve ser pautada na concepção da educação como um dos elementos para a transformação social, comprometido com a formação humana.

Para tanto, faz-se necessária uma formação prática que possibilite ao futuro professor e/ou pesquisador, tanto a vivência crítica da realidade da educação básica, como também a experimentação, com a respectiva análise crítica, com formação científica, tecnológica e técnica para que sejam detentores de adequada fundamentação teórica e conceitual, como base para uma ação competente também como profissional de pesquisa.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Federal nº 47.616, com implantação da primeira turma em 1960. Em 1965 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 57.124. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através da Portaria SETI nº 134 de 15 de maio de 2020, válida pelo prazo de 4 (quatro) anos a partir de 15 de setembro de 2020.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O Licenciado em Ciências Biológicas tem a oportunidade de ser um profissional com sólida formação técnico-científica e pedagógica, para atuar de forma histórico-crítica e reflexiva, na perspectiva da totalidade dialética e dialógica, tanto científica como tecnológica, sociológica e pedagógica, em relação ao ambiente, a sociedade e ao Estado. O processo formativo possibilita ao egresso uma articulação das atividades de ensino com a pesquisa e a extensão, com a finalidade de garantir profissionais altamente qualificados.

O profissional entende os processos socioambientais, econômicos, políticos, sociais e educacionais e reconhece os atores envolvidos nestes processos, aponta os riscos e benefícios existentes, resultantes das intervenções humanas, tanto no ambiente natural como social, e planeja as interferências adequadas de forma a controlar, recuperar ou preservar a biodiversidade, qualidade de vida humana e de todas as espécies existentes.

É capaz de participar e coordenar equipes interdisciplinares e multidisciplinares de trabalho tanto no espaço escolar como em centro de pesquisas e interagir com as pessoas de acordo com suas necessidades profissionais. Para isso, tem uma formação generalista, fundamentada nas ciências básicas e aplicada da biologia e da pedagogia, com embasamento social e ético. Encontra-se preparado para buscar contínua atualização e aperfeiçoamento, a desenvolver ações estratégicas no sentido de ampliar e aperfeiçoar as suas formas de atuação profissional, contribuindo para sustentabilidade do planeta, para formação humana, a igualdade social e econômica na sociedade brasileira.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O profissional Licenciado em Ciências Biológicas poderá atuar como:

- Professor de Ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais;

- Professor de Biologia no Ensino Médio;

- Professor nas áreas que integram as Ciências Biológicas no Ensino Superior;

- Pesquisador nas diversas áreas das Ciências Biológicas, da Educação e áreas afins.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2020, sendo suas principais características:

Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas

Carga Horária: 3.200 horas

Turno: Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 06 (seis) anos.

Modalidade: Presencial

 

A proposta pedagógica para ingressantes até 2019 tem como principais características:

Curso: Licenciado em Biologia

Carga Horária: 3.100 horas

Turno: Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 07 (sete) anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador: Mateus Luiz Biancon - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vice Coordenador: Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Fone: (43) 3527-1243